Ministra do Turismo se reúne com representantes do setor de cruzeiros marítimos
O Porto Maravilha, também conhecido como Píer Mauá, foi palco na manhã deste sábado (25.02) de um encontro da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, com representantes das empresas de cruzeiros marítimos que atuam no Brasil e da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil). Durante a reunião, realizada no Costa Firenze, foram apresentados à ministra dados da próxima temporada de cruzeiros que deve registrar um crescimento de 6% com a oferta de 828 mil leitos e injetar R$ 3,9 bilhões na economia brasileira. Na ocasião, a ministra anunciou a retomada do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico, no âmbito da Pasta, para discutir ações para o fortalecimento do segmento.

A atual temporada, iniciada em outubro de 2022, e que deve ser encerrada em abril deste ano é a maior da última década, com a oferta de 780 mil leitos e movimentação financeira da ordem de R$ 3,6 bilhões. “Estamos vivendo a recuperação do segmento e muito otimistas em relação ao que está por vir, com uma perspectiva de crescimento real que contribui economicamente não apenas com os destinos de embarque e desembarque como também com os portos de parada”, declarou o presidente da CLIA Brasil, Marco Ferraz.

Para a ministra Daniela Carneiro, é inegável a importância do segmento para a economia brasileira. “Os números confirmam o impacto do segmento de cruzeiros para a nossa economia, para a geração de emprego e renda do nosso povo, para a inclusão e para o desenvolvimento social. O Ministério do Turismo está de portas abertas para ouvir as demandas e trabalhar para solucionar possíveis gargalos que ainda impedem o desenvolvimento total dos cruzeiros marítimos no país”, afirmou.

O gerente da MSC Cruzeiros, Marco Cardoso, ressaltou a importância do segmento para a geração de empregos. “Hoje temos, aqui no Porto, três navios que juntos empregam cerca de 4,5 mil pessoas. Estamos falando do sustento de 4,5 mil famílias que vem dos cruzeiros e o potencial é ainda maior”, relatou.

Para o presidente da Costa Cruzeiros, Dário Rustico, o Brasil ainda não atingiu todo o seu potencial neste segmento. “Somos uma Ferrari andando a 40 km/hora. Reunimos todas as condições para ser uma potência no mundo e estamos muito felizes com a presença da ministra neste sábado”, avaliou.

MP 1138 - Durante o encontro, a ministra foi elogiada pelos presentes por sua atuação na articulação junto ao governo federal e parlamentares para aprovação, na Câmara dos Deputados, da MP 1138 que reduz de 25% para 6% o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) das remessas para o exterior e que beneficia agências de viagem, operadoras e companhias de cruzeiros. A votação no Senado Federal está prevista para a próxima semana.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 28 Mar, 2024

Representantes do Ministério de Portos e Aeroportos conhecem projetos de ampliação do Porto de Aratu-Candeias

Leia mais
Agência Porto
| 28 Mar, 2024

“Criando uma corrente de respeito”: com esse slogan, ANTAQ e MPor apresentam o Guia de enfrentamento ao Assédio no Setor Aquaviário

Leia mais
Agência Porto
| 28 Mar, 2024

PortosRio anuncia oportunidades de desenvolvimento nos Portos do Forno e de Angra dos Reis

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.