O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, esteve em audiência pública conjunta das comissões de Infraestrutura e de Desenvolvimento Regional e Turismo para apresentar o plano de trabalho dos próximos dois anos. Ele também falou sobre o que vem sendo feito desde que assumiu o ministério, em setembro de 2023.
Silvio Costa - A gente tem trabalhado pra avançar na descentralização dos portos públicos brasileiros. Hoje 95% das nossas exportações são pelos portos e 3% pelos nossos aeroportos. Nós estamos trabalhando pra fomentar a agenda da sustentabilidade econômica, a gente tem dialogado com os agentes do mercado internacional pra cada vez mais trazer investimentos internacionais e buscado um diálogo com os governos estaduais e municípios brasileiros.
Silvio Costa apontou a criação da Secretaria Nacional de Hidrovias para incentivar o setor, capaz de reduzir custos logísticos e favorecer a agenda ambiental. Sobre os investimentos públicos nos aeroportos, o ministro falou das prioridades do governo para a área.
Silvio Costa - A gente tem priorizado investimentos públicos, sobretudo com olhar para a regionalização do desenvolvimento da aviação brasileira, através da Infraero e de estados e municípios. O olhar pra aviação regional é fundamental pra gente animar o agronegócio, fortalecer a pecuária brasileira.
Silvio Costa ressaltou que os investimentos privados também estarão nesse esforço no programa Ampliar, para gestão de aeroportos regionais.
Silvio Costa - Nós podemos dar mais cinco anos de concessão. Digamos que isso signifique 400, 500 milhões de reais de ativos. Em contrapartida, a concessionária tem que construir ou requalificar aeroportos existentes, tirando dos estados e dos municípios a obrigatoriedade de cuidar desse aeroporto. Essa foi uma forma que o Tribunal de Contas encontrou de fazer um grande investimento na aviação regional do Brasil.
O ministro também anunciou uma linha de crédito para as companhias aéreas brasileiras a partir deste ano para compra de aeronaves e qualificação de pilotos. Ele agradeceu a aprovação do projeto no Congresso que destinou 4 bilhões de reais para a iniciativa. Da Rádio Senado, Janaína Araújo.
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 21 mai, 2025
ANTT convida sociedade para debater índice que mede saturação das ferrovias brasileiras
Leia mais
| 21 mai, 2025
Mesmo na entressafra, Brasil não consegue embarcar 737,7 mil sacas de café em abril
Leia mais
| 21 mai, 2025
Prefeito Bala Rocha participa de audiência no Ministério dos Portos para tratar de investimentos estratégicos no Porto de Santana
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.