O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, esteve em audiência pública conjunta das comissões de Infraestrutura e de Desenvolvimento Regional e Turismo para apresentar o plano de trabalho dos próximos dois anos. Ele também falou sobre o que vem sendo feito desde que assumiu o ministério, em setembro de 2023.
Silvio Costa - A gente tem trabalhado pra avançar na descentralização dos portos públicos brasileiros. Hoje 95% das nossas exportações são pelos portos e 3% pelos nossos aeroportos. Nós estamos trabalhando pra fomentar a agenda da sustentabilidade econômica, a gente tem dialogado com os agentes do mercado internacional pra cada vez mais trazer investimentos internacionais e buscado um diálogo com os governos estaduais e municípios brasileiros.
Silvio Costa apontou a criação da Secretaria Nacional de Hidrovias para incentivar o setor, capaz de reduzir custos logísticos e favorecer a agenda ambiental. Sobre os investimentos públicos nos aeroportos, o ministro falou das prioridades do governo para a área.
Silvio Costa - A gente tem priorizado investimentos públicos, sobretudo com olhar para a regionalização do desenvolvimento da aviação brasileira, através da Infraero e de estados e municípios. O olhar pra aviação regional é fundamental pra gente animar o agronegócio, fortalecer a pecuária brasileira.
Silvio Costa ressaltou que os investimentos privados também estarão nesse esforço no programa Ampliar, para gestão de aeroportos regionais.
Silvio Costa - Nós podemos dar mais cinco anos de concessão. Digamos que isso signifique 400, 500 milhões de reais de ativos. Em contrapartida, a concessionária tem que construir ou requalificar aeroportos existentes, tirando dos estados e dos municípios a obrigatoriedade de cuidar desse aeroporto. Essa foi uma forma que o Tribunal de Contas encontrou de fazer um grande investimento na aviação regional do Brasil.
O ministro também anunciou uma linha de crédito para as companhias aéreas brasileiras a partir deste ano para compra de aeronaves e qualificação de pilotos. Ele agradeceu a aprovação do projeto no Congresso que destinou 4 bilhões de reais para a iniciativa. Da Rádio Senado, Janaína Araújo.
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 10 set, 2025
Agência realizará audiência pública para tratar do arrendamento do terminal RDJ06A
Leia mais
| 10 set, 2025
Porto sem Papel já evitou o corte de 30 mil árvores e a emissão de 72 mil toneladas de CO₂
Leia mais
| 09 set, 2025
Comissão do Senado aprova projeto que retira restrição de ferrovias
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.