Movimentação de cargas no Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu em janeiro
No mês de janeiro, o Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu alcançou um volume total de movimentação de carga de 1.007.645 toneladas. Deste total, 460.603 toneladas foram direcionadas para exportação, e 547.042 toneladas foram destinadas à importação. No acumulado do primeiro mês do ano, o Complexo Portuário movimentou um total de 1.007.645 toneladas.

Em relação às operações de contêineres/TEU's (unidade equivalentes a um contêiner de 20 pés), foram movimentados 97.014 TEU's.

No que diz respeito às operações com navios, janeiro registrou o movimento de 80 atracações, distribuídas em 50 no Terminal de Uso Privado (TUP) Portonave, 16 no Porto de Itajaí, 03 no TUP TEPORTI e 10 no TUP Barra do Rio e 01 na TUP POLY TERMINAIS.

No Porto de Itajaí, a movimentação total de cargas atingiu 37.378 toneladas em janeiro sendo assim esse o primeiro acumulado anual do ano. No Terminal Portonave (Porto de Navegantes), a movimentação em janeiro totalizou 952.402 toneladas e 97.014 TEU's.

As manobras nas áreas das Bacias de Evolução 01 e 02 totalizaram 80 giros em janeiro, sendo 25 giros na Bacia da Evolução 01 (em frente aos berços 01 e 02 do Porto de Itajaí e Portonave), 40 na Bacia 02 (Baia Afonso Wippel) e outras 15 manobras nos terminais a montante.

"Diante das circunstâncias atuais, mantemos viva a expectativa de que em breve as atividades de movimentação de cargas de contêineres serão reiniciadas no Porto de Itajaí, conforme assegurado pela empresa Mada Araujo para o mês de maio. O Complexo Portuário de Itajaí sempre foi reconhecido pelo seu desempenho operacional e é de suma importância que o porto reassuma sua posição de destaque no panorama portuário o mais prontamente possível. Em breve, isso se tornará novamente uma parte essencial do nosso cotidiano", enfatizou Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí.

Em comparação com outros Terminais de Uso Privado (TUP), a Braskarne não contabilizou atividades em janeiro, enquanto o terminal Teporti demonstrou um volume de movimentação significativo, totalizando 17.865 toneladas durante o mesmo período.

No mês de janeiro, o Porto de Itajaí recebeu ainda, em sua área pública, o navio Florida Highway (Roll On Roll Off), de bandeira panamenha, com 199,97 metros de comprimento por 32,26 metros de largura, transportando a bordo 757 veículos da montadora BMW. Também recebeu pela primeira vez o navio TRAMMO STANTON, transportando mais de 25 mil toneladas de aço em perfis metálicos e vergalhões de ferro.

Destaque ainda em janeiro, a atracação de 12 navios de cruzeiros marítimos da temporada 2023/2024, sendo eles: MSC LIRICA, Costa Favolosa, Seven Seas Splendor, Seven Seas Voyager, MS Marina e MSC Armonia. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, a estimativa é que 110 mil turistas de cruzeiros passem por Itajaí durante a atual temporada, podendo movimentar mais de R$ 60 milhões.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Movimentação no Porto do Pecém cresce 18% no primeiro trimestre deste ano

Leia mais
Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Exportação de açúcar a granel tem alta de 352% nos portos paranaenses em março

Leia mais
Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Principal indutor de emprego, porto Itapoá inaugura ampliação do terminal de contêineres

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.