MPor publica contrato de arrendamento provisório de Itajaí
O porto de Itajaí, de fundamental importância para o comércio exterior catarinense, terá um arrendamento provisório de dois anos. O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) encaminhou para a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) o pedido de alteração do Contrato de Arrendamento Provisório de Itajaí, permitindo a participação da Empresa Seara (Grupo JBS) no processo.

A Secretaria Nacional de Portos do MPor manifestou-se favorável à proposta e encaminhou o pedido para análise da Antaq, que aprovou a operação na terça-feira (21). A transferência do controle societário deverá ser concluída em até 180 dias.  

O objetivo do contrato é restabelecer as operações do porto de forma célere até que seja concluído o processo de concessão da infraestrutura do porto, que já se iniciou com a realização de audiência pública.

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a medida busca reativar a movimentação do porto até que o leilão de concessão seja concluído. “Sob orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estamos empenhados em retomar a movimentação deste porto tão importante para a região, gerando emprego e renda para a população”, afirmou.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 27 ago, 2025

Sebrae/SC, Porto de Itajaí e Elume lançam programa para estimular inovação no complexo portuário de Itajaí

Leia mais
Agência Porto
| 27 ago, 2025

Moegão da Portos do Paraná alcança 67% de conclusão

Leia mais
Agência Porto
| 27 ago, 2025

Agência realiza audiência pública para concessão parcial dos portos administrados pela CODEBA

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.