Multinacional norueguesa pretende investir em projetos de eólica offshore no Ceará
A empresa norueguesa, Equinor, visitou a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) para tratativas sobre investimentos no Estado do Ceará. Na ocasião, estiveram presentes o diretor de Eólica Offshore na América Latina, André Leite, e os gerentes de Relações Institucionais e Comercial, Thiago Martins e Ariane Carvalho. Os representantes da empresa estiveram reunidos com o secretário Maia Júnior e a secretária executiva da Indústria Roseane Medeiros.

A Equinor é a maior operadora da Noruega, uma das maiores operadoras offshore do mundo, e uma força crescente em renováveis. Ao longo dos últimos anos a empresa começou a amadurecer seu portfólio em renováveis no Brasil.

Em 2017 iniciaram a produção de energia eólica offshore no Reino Unido, se tornando referência mundial no segmento e na vanguarda deste desenvolvimento e atualmente fornecem energia para o Reino Unido e Alemanha. Já desenvolvem projetos de energia eólica offshore nos USA, UK, Polônia e Noruega.

No Ceará, possui o Complexo Apodi, a primeira usina solar do portfólio global da Equinor (Quixeré-Ceará). São 500 mil painéis solares e capacidade instalada de 162MW. Apodi é operado pela sua parceria norueguesa Scatec Solar, também conta com sócios brasileiros do consórcio ApodiPar.

Na visita ao Ceara, os empresários também realizaram visita ao Complexo do Pecém para conhecer as instalações e projetos do Porto. A empresa possui seis projetos de produção eólica offshore em licenciamento junto ao IBAMA. Os projetos juntos poderiam alcançar mais de 14,5 GW de produção de energia, não apenas com potencial para produzir energia para o mercado brasileiro, mas também como insumo na produção de combustíveis verdes.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Exportações do agronegócio brasileiro batem recorde no primeiro trimestre de 2024 e atingem US$ 37,44 bilhões

Leia mais
Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Publicado edital de licitação para dragagem no Porto de Ilhéus

Leia mais
Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Audiência pública do terminal MUC04, localizado no Porto de Fortaleza (CE), é definida

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.