Painéis de Inteligência atualizados trazem mais oportunidades para o exportador brasileiro
A ApexBrasil acaba de atualizar os quatro Painéis de Inteligência interativos, que facilitam a visualização de dados do comércio do Brasil com o mundo. As ferramentas auxiliam e facilitam a definição de estratégias de exportação das empresas brasileiras. Atualmente, estão disponíveis três Mapas de Oportunidades e um Painel de Comércio.

O Mapa de Oportunidades global foi atualizado em março e agora é a vez dos Mapas de Oportunidades dos Estados Unidos e da China e do Painel de Comércio. Os três painéis passaram por revisão nas agregações setoriais para compatibilizar as análises com outras instituições que trabalham com comércio exterior, como o Ministério da Economia. A partir desse ano, será usada a Classificação Uniforme para o Comércio Internacional (CUCI), o que significa que os antigos Setores e Subsetores foram substituídos por Divisões e Grupos de produtos, respectivamente. Seguindo a tendência estabelecida pelo Mapa para oportunidades globais, agora os Mapas permitem o download dos dados.

Da mesma maneira, agora o Painel de Comércio permite a evolução dos indicadores comerciais por meio de pesquisas por SH6 e NCM, bem como por modal de transporte (rodoviário, marítimo, aéreo).

Mapa de Oportunidades

Os Mapas de Oportunidades têm como objetivo classificar oportunidades reais para a exportação brasileira em perfis que representam diferentes estágios da participação do Brasil no mercado. Eles permitem identificar e comparar os tamanhos dos mercados (estados norte-americanos e províncias chinesas), sua classificação estratégica para o posicionamento das vendas (“Abertura”, “Consolidação”, “Manutenção”, “Recuperação”), as exportações brasileiras por destino, o principal concorrente no mercado, entre outros aspectos.

O Mapa de Oportunidades dos Estados Unidos, criado em 2020, e o da China, criado em 2021, foram uma evolução do Mapa com Oportunidades Globais. Como parceiros comerciais relevantes e de magnitudes continentais, era necessário entender melhor as particularidades dos estados e das províncias desses países e os principais caminhos de entrada para cada tipo de produto, para facilitar o acesso à esses mercados ao exportador.

Painel de Comércio

Criado em 2020, o Painel de Comércio apresenta a evolução dos indicadores comerciais para facilitar o processo de tomada de decisão. O Painel conta com funcionalidades que permitem não só visualizar a relação comercial do Brasil com todos os seus parceiros comerciais, mas também com ferramentas específicas para a análise do comércio com cada estado dos Estados Unidos e com cada província chinesa. Além disso, o Painel permite o acompanhamento das exportações de cada Unidade da Federação, por produto ou grupo de produtos, ao longo dos últimos cinco anos, incluindo informações de sazonalidade trimestral e modais logísticos mais utilizados.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 28 Mar, 2024

Representantes do Ministério de Portos e Aeroportos conhecem projetos de ampliação do Porto de Aratu-Candeias

Leia mais
Agência Porto
| 28 Mar, 2024

“Criando uma corrente de respeito”: com esse slogan, ANTAQ e MPor apresentam o Guia de enfrentamento ao Assédio no Setor Aquaviário

Leia mais
Agência Porto
| 28 Mar, 2024

PortosRio anuncia oportunidades de desenvolvimento nos Portos do Forno e de Angra dos Reis

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.