Paranaguá deve ter escoamento agrícola 76% maior
O escoamento da safra agrícola nos meses de julho e agosto deve ser 76% maior do que no mesmo período de 2016 no Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná. São esperadas 1,1 milhão de toneladas de soja, 650 mil toneladas de farelo de soja e 1,2 milhão de toneladas de milho.

A previsão é da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) a partir de uma estimativa feita junto aos terminais que movimentam grãos para a exportação no porto. São esperadas 2,97 milhões de toneladas de cargas para o período – de julho a agosto do ano passado foram escoadas 1,69 milhão de toneladas. “A diferença de um ano para o outro se dá, principalmente, na escolha do produtor em voltar a exportar o milho, que tem se recuperado no mercado internacional”, explica José Richa Filho, secretário de Infraestrutura e Logística.

A colheita da safra de verão 2016/17 no Paraná encerrou em junho com 25 milhões de toneladas colhidas, 23% a mais que a anterior. O Porto de Paranaguá é responsável praticamente pela exportação de todo o volume da produção local. “As obras e o repotenciamento dos sistemas possibilitarão ao porto atender o aumento da produção com uma logística de escoamento ordenada e inteligente. As cargas aumentam, mas o produtor continua exportando no melhor momento da comercialização, sem filas e sem problemas”, destaca o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

Para dar conta de atender estas demandas, a Appa efetivou o maior pacote de investimentos públicos da sua história. Foram cerca de R$ 624 milhões para dar mais eficiência e capacidade à operação portuária. No escoamento de grãos, por exemplo, foram instalados novos shiploaders (equipamentos utilizados para carregar navios), tombadores, balanças, e feitas campanhas de dragagem e reformas no cais de acostagem.

Os primeiros meses do ano já deram uma boa medida do bom momento. Paranaguá bateu recorde histórico de movimentação no primeiro trimestre de 2017, com 11,67 milhões de toneladas de janeiro a março. Manteve ainda um volume de operações no mesmo patamar de 2016 no segundo trimestre, quando o volume de cargas operadas foi de 13 milhões de toneladas. Ao lado da produção do Paraná, também passam pelo porto boa parte das exportações de soja, farelo e milho do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Licença para Antonina

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu a licença de operação do terminal que certifica a segurança estrutural e ambiental do Porto de Antonina. A emissão do documento faz parte de um processo de readequação e regularização ambiental pelo qual os portos do Paraná passaram ao longo dos últimos anos. “É um sinal de que estamos fazendo os processos corretamente, tendo em vista o crescimento sustentável do Porto de Antonina, que tem um papel fundamental na movimentação de cargas do Paraná e é um motor de desenvolvimento para a cidade de Antonina”, afirma Richa Filho.

A licença tem validade de quatro anos e exige como contrapartida uma série de condicionantes para ser mantida. “Hoje, não é mais possível pensar em grandes projetos de infraestrutura sem atentar para o que a autoridade ambiental recomenda. Cuidar do meio ambiente e se relacionar harmoniosamente com as cidades é uma prioridade de Antonina”, afirma Dividino.

Os portos do Paraná já têm em andamento mais de 40 programas ambientais que vão ao encontro do que o Ibama exige, entre eles programas de educação ambiental, de gerenciamento de resíduos sólidos, monitoramentos da qualidade da água, da fumaça emitida pelos caminhões e seus ruídos e controle da biota aquática.

Fonte: Informativo dos Portos, 26/7/2017.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 03 Mai, 2024

Novo status sanitário abrirá mercados ao Brasil, diz Alckmin

Leia mais
Agência Porto
| 03 Mai, 2024

SCPAR Porto de Imbituba possui cerca de 2 mil colaboradores trabalhando diretamente na área portuária

Leia mais
Agência Porto
| 03 Mai, 2024

Conclusão das obras de modernização do gate melhora em 200% o fluxo de caminhões por hora na TCP

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.