A Porto Central Complexo Industrial Portuário S.A. e a M.A.R.S. Europe A/S assinaram o Segundo Aditivo ao Memorando de Entendimentos (MOU) durante a Offshore Technology Conference (OTC) Brasil 2025, marcando mais um passo importante em sua colaboração conjunta para estabelecer um estaleiro de desmantelamento e reciclagem de navios de classe mundial no Brasil.
O aditivo estende o período de cooperação para avançar no estudo detalhado de viabilidade do projeto e garantir sua implementação em linha com o mercado. Os principais marcos da fase incluem a engenharia detalhada, o planejamento ambiental e operacional e as avaliações estratégicas para garantir a viabilidade econômica.
Kim Thygesen, CEO da M.A.R.S. Europe, expressou seu entusiasmo com a parceria:
"Esta extensão reflete nossa dedicação mútua em impulsionar a indústria offshore do Brasil, promovendo práticas sustentáveis de descomissionamento e fomentando o crescimento econômico regional. Reconhecendo as pressões atuais sobre os portos devido às novas construções e planos de manutenção, estamos comprometidos em desenvolver juntos uma instalação dedicada ao desmantelamento e reciclagem de navios, semelhante ao modelo de sucesso da Dinamarca. Isso aliviará o congestionamento portuário e criará um polo especializado para a reciclagem de ativos offshore no Brasil."
A parceria é estratégica para posicionar o Brasil como um hub de referência global em gestão sustentável de ativos offshore. Com previsão de definição do projeto para o próximo ano, a iniciativa reforça o comprometimento compartilhado com o desenvolvimento regional, a geração de empregos e a responsabilidade ambiental, contribuindo para o fortalecimento da liderança brasileira no setor offshore global.
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 07 nov, 2025
Índice de Desempenho Ambiental será revisado para atender mais parâmetros de ESG
Leia mais
| 07 nov, 2025
ANTAQ realiza estudo inédito para fortalecer a regulação e aprimorar a implantação de terminais privados
Leia mais
| 07 nov, 2025
Porto de Salvador deve dobrar capacidade com financiamento de R$ 848 milhões do BNDES
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.