O Porto de Fortaleza recebeu, nesta terça-feira (21/05), 500 toneladas de lingotes de alumínio - material produzido pelo Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar) e transportado em 12 caminhões.
A operação continuará pelas próximas três semanas, quando a carga alcançará a marca de 5 mil a 8 mil toneladas - variação explicada pela necessidade da empresa exportadora, a ALCOA S/A.
Exportação
A carga de lingotes de alumínio será exportada entre os dias 10 e 15 de junho, para o Porto de Trieste, na Itália.
A embarcação responsável pelo transporte será a MVUNISTAR que virá da Guiana.
Competitividade do Porto de Fortaleza
O Diretor-Presidente da Companhia Docas do Ceará, Lucio Gomes, destacou os pontos que contribuíram para a escolha da empresa exportadora pelo Porto de Fortaleza para a movimentação da carga.
"O Porto de Fortaleza conta com uma área alfandegada com espaço suficiente para armazenar as toneladas de alumínio que serão exportadas, além de também disponibilizar berços bem equipados para a atracação dos navios", disse o Diretor-Presidente da Companhia Docas do Ceará, Lucio Gomes ao também fazer menção aos valores competitivos do Porto de Fortaleza e aos serviços oferecidos pelos Operadores Portuários.
Números do ano passado
O Porto de Fortaleza movimentou 45 mil toneladas de lingotes de alumínio, em 2023.
A carga foi transportada em quatro navios para os principais portos da Europa
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 15 abr, 2026
Obra de ampliação da hidrovia Tietê-Paraná (SP) entra em fase final
Leia mais
| 15 abr, 2026
Navegação noturna inédita após 42 anos marca avanço na logística hidroviária no RS
Leia mais
| 15 abr, 2026
Autoridade Portuária de Santos abre seis novos processos licitatórios
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.