PORTO DE ITAJAÍ DESEMBARCA MAIS DE MIL CARROS DA GM
Retornou nesta manhã de terça-feira, 24, ao Porto de Itajaí, o navio de bandeira panamenha, EUROPEAN HIGHWAY, do Armador K. LINE, para mais uma atracação de veículos importados da montadora General Motors (GM – Chevrolet).

Sua finalidade, neste terceiro “teste” de desembarque, tem por objetivo fazer estudos e avaliações quanto a possibilidade da permanência destas operações em definitivo pelo Porto de Itajaí.

O navio, que tem 180 metros de comprimento e 32 metros de boca, partiu do Porto de ZARATE, na Argentina e atracou ao meio dia desta terça-feira na margem direita do Rio, no berço 02 da APM Terminals (empresa arrendatária do Porto Público de Itajaí).

Suas operações de desembarque iniciaram às 14:00 horas e de acordo com informações da Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, tem previsão de término para às 23:00 horas. Concluindo os serviços de desembarque no Porto de Itajaí, o navio segue para o Porto de Rio de Janeiro.

Fabricados na Argentina, serão 1018 veículos da marca “CRUZE Turbo”, a serem desembarcados pelo Porto de Itajaí.

Esse tipo de movimentação em portos é conhecido pelo sistema ROLL ON ROLL OFF – quando os veículos são conduzidos para fora do navio e encaminhados para uma área primária do porto.

Ao contrário das outras duas operações (09 de junho e 09 de julho), em que os “testes” foram realizados em dias de final de semana, desta vez, o terceiro “teste” está sendo realizado, em dia dentro da semana.

Assim como nas duas primeiras operações, neste terceiro “teste”, os veículos descem por uma rampa e serão conduzidos até o cais público no berço 03. Na sequência serão conduzidos ao Armazém 03 onde permanecerão no local interno para uma vistoria por parte de profissionais da Gerência de Operação Portuária. Após a vistoria, os veículos seguem pelo Portão/Gate 2 (específico para cargas especiais) e não conflitam com a movimentação de cargas de contêineres. Em seguida serão encaminhados até o RAC – Recinto Alfandegado Contíguo e no local serão carregados para as “Cegonheiras” e por fim, transportados aos seus locais de destino.

O RAC – Recinto Alfandegado Contíguo tem 25 mil metros quadrados de área e com este desembarque de 1018 veículos da GM ocupará cerca de 80% de seu espaço físico.

Desde março reuniões periódicas vinham ocorrendo com membros da Superintendência do Porto de Itajaí, Gerência e diretores de Relações Governamentais da General Motors no Brasil – Gestão Logística (TEGMA), diretores da APMT de Itajaí, diretores da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Prefeitura Municipal de Itajaí através das Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, da Fazenda e Procuradoria Geral do Município.

Fonte: Informativo dos Portos, 26/7/2018.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Movimentação no Porto do Pecém cresce 18% no primeiro trimestre deste ano

Leia mais
Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Exportação de açúcar a granel tem alta de 352% nos portos paranaenses em março

Leia mais
Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Principal indutor de emprego, porto Itapoá inaugura ampliação do terminal de contêineres

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.