Porto de Santos fará simulado de acidente ambiental


O Porto de Santos realizará um simulado de um acidente ambiental, no caso, um derramamento de óleo no canal do estuário, no próximo dia 22. O exercício, anunciado ontem pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária de Santos), visa treinar equipes de terminais e das autoridades do setor para lidar com esse tipo de sinistro.




A iniciativa integra o Plano de Área do Porto de Santos e Região (Paps), que visa combater acidentes com derramamento de óleo nas águas do estuário ou do mar. O Paps reúne 47 empresas do complexo marítimo e é coordenado pela Docas. Segundo a Autoridade Portuária, será o primeiro exercício de campo com a participação de todos os signatários do plano. No ano passado, houve dois exercícios de mesa – quando apenas são testadas a comunicação e os procedimentos do plano, sem mobilizar materiais.




Em nota, a Codesp explicou que a atividade simulará um derramamento de óleo no terminal da Embraport, unidade especializada na movimentação de contêineres e localizada na Margem Esquerda do Porto, na Área Continental de Santos. A instalação foi selecionada por sugestão dos órgãos ambientais, por ser próxima a manguezais.




O simulado seguirá o protocolo de atendimento do Paps. Inicialmente, o sinistro será tratado pelo próprio terminal atingido. Depois, será acionada a Autoridade Portuária e, em seguida, os demais integrantes do plano.




O exercício ocorrerá com o terminal em operação, para que a simulação seja a mais real possível. Às 7 horas, será dado o alerta do pseudo acidente, que acontecerá quando um cargueiro passando pelo canal terá um “problema” em seus motores, que deixarão de funcionar. Como resultado, a embarcação se chocará com outra, atracada na unidade da Embraport, provocando o suposto vazamento de 200 metros cúbicos de óleo no estuário. O primeiro combate será feito pelo Plano de Emergência Individual (PEI) da Embraport.




Às 8 horas, será acionado o Paps. Tal medida levará à convocação das empresas, para que enviem seus recursos destinados ao combate do derramamento de óleo no mar.




O navio envolvido no derramamento será cercado com barreiras de contenção e material absorvente. Os mesmos equipamentos serão utilizados na proteção de áreas sensíveis do estuário.




O exercício será comandado pela Codesp, pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), pelo Instituto Brasileiro de Maio Ambiente (Ibama), pela Capitania dos Portos, pela Embraport e pela Defesa Civil de Santos.

Fonte: A Tribuna, 8/6/2017.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.