O Porto do Açu irá adotar a partir de 2021 o Enviromental Ship Index (ESI), índice que classifica as embarcações que superam os padrões de emissão estabelecidos pela Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês).Navios que performam acima dos padrões ambientais, incluindo os níveis de emissões de gases do efeito estufa, terão acesso a tarifas portuárias diferenciadas.O ESI é um projeto liderado pelo World Ports Sustainability Program (WPSP), vinculado à Associação Internacional de Portos (IAPH).
“Temos uma infraestrutura portuária de classe mundial, com capacidade para receber os maiores navios do mundo. Ao adotar o Environmental Ship Index, deixamos claro que o Açu está comprometido em participar do esforço global de redução de emissões”, explica José Firmo, CEO da Porto do Açu Operações.
Estima-se que a indústria internacional de navegação seja responsável por 2% a 3% das emissões de gases do efeito estufa no mundo. O embarque de petróleo bruto, carvão, minério de ferro, grãos e outras commodities a granel representam mais de 80% do comércio marítimo global.
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 26 nov, 2025
Superintendência do Porto de Itajaí recebe comitiva chinesa de Xangai
Leia mais
| 26 nov, 2025
Governo do Brasil prevê oito leilões de ferrovias e investimentos de R$ 140 bilhões em 2026
Leia mais
| 26 nov, 2025
Soja responde por 21% da movimentação anual e lidera exportações nos portos do Paraná
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.