Porto do Rio Grande realizou audiência pública sobre novo píer
Aconteceu na noite da última quinta-feira,20, no Auditório do Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar), em Rio Grande, a audiência pública para debater o novo píer multiuso que será instalado no Superporto. A ocasião contou com diversas autoridades públicas, políticas, empresários e a comunidade interessada no novo empreendimento da região. O cronograma de implantação prevê 15 meses de obra desde a emissão da Licença de Instalação até a emissão da Licença de Operação.

A reunião técnica, requisito fundamental do processo de licenciamento, foi coordenada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) através do engenheiro Rafael Volquind. Durante a audiência foram debatidos o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (Eia/Rima) que estavam disponíveis para consulta da comunidade de forma física e também on-line. Conforme prevê a legislação, a ocasião foi amplamente divulgada nos veículos de comunicação e também nas comunidades diretamente afetadas pelo projeto.

O primeiro a falar sobre o projeto foi o coordenador da equipe técnica de análise do Eia/Rima, pela Fepam, Eng. Sérgio Rohde, que fez a apresentação do processo administrativo apresentando as pessoas envolvidas pelo instituto. Logo após, foi apresentado o projeto do píer de atracação, com preferência para navios de Gás Liquefeito pelo diretor técnico da Superintendência do Porto do Rio Grande, Engº Darci Tartari. Por fim, foi apresentado através do biólogo e gerente da empresa ABG Engenharia e Meio Ambiente, Marcos Vinicius Daury, os estudos ambientais em relação ao projeto.

Após a conclusão das explanações foi aberto ao público a manifestação a respeito do assunto. Falaram e realizaram questionamentos sobre o projeto diversas pessoas, como exemplo, a Sra. Procuradora da República no município, Dra. Anelise Becker, o Sr. Diretor do Museu Oceanográfico e do CCMar, Lauro Barcellos, e, o representante do bairro Mangueira, Davi Gondrani. Para realizar a fala era necessária a inscrição conforme prevê o regulamento da audiência pública.

O Píer

O projeto do Píer marítimo multiuso consiste na construção de uma ponte de acesso, uma plataforma de administração e controle e a implantação de quatro dolfins de amarração (estruturas auxiliares de atracação). Essa infraestrutura, que ocupará 447,50 m² sobre a terra e 3.310.90 m² sobre o canal do Rio Grande, com preferência para a atracação de navios de gás natural, uma nova carga a ser movimentada pelo complexo portuário, sendo um dos seus impactos diretos a geração de emprego – 138 diretos e 600 indiretos na fase de construção – e renda. Na região sul o Porto do Rio Grande será um dos únicos portos dotados deste tipo de píer multiuso.

Fonte: Porto do Rio Grande, 22/10/2016.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 19 Set, 2024

Acordo incentiva micro e pequenas empresas do Norte e Nordeste a ampliar exportações

Leia mais
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Presidente da CODEBA participa de seminário que discute possibilidades de negócios entre Bahia e Bulgária

Leia mais
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Sistema Transporte lança segunda edição do Guia de Boas Práticas de Proteção de Dados no Setor

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.