Portos do Paraná começa a trabalhar em nova etapa do Mapa Estratégico
A primeira etapa de implantação do Mapa Estratégico 2022-2027 da Portos do Paraná já alcançou grandes resultados. No primeiro ano de projeto, a empresa pública colheu resultados expressivos que auxiliam na gestão e consolidam o posicionamento voltado ao mercado. Eles foram apresentados aos membros do Conselho da Autoridade Portuária e do Conselho de Administração. Agora, começa uma segunda etapa.

Um dos ganhos foi a abertura de duas novas áreas, gestão de projetos e gestão de riscos, que contam com a participação efetiva de membros de todas as diretorias da administração portuária. Com o objetivo de ampliar a qualificação profissional dos colaboradores, foram oferecidos cursos e capacitações internas envolvendo gestão de riscos, gerenciamento de projetos, trabalho em equipe, entre outros.

Outro destaque da primeira etapa foi o foco em desempenho institucional. Oito painéis integrados de acompanhamento em tempo real com dados e indicadores das áreas foram criados, além do Business Intelligence (BI) onde os colaboradores podem fazer consultas para tomada de decisões.

Logo no primeiro ano de implantação já foi possível mensurar resultados com o planejamento estratégico. Houve aumento considerável no engajamento da gestão pró-resultados e no relacionamento interno, visualizados em métricas internas.

SEGUNDA FASE – Diante desses resultados, uma atualização do Mapa Estratégico 2022-2027 foi realizada pela Gerência de Planejamento Estratégico. Os objetivos estratégicos envolvendo pessoas, sociedade, stakeholders, mercados e investimentos foram aprimorados, de olho no desenvolvimento sustentável da Portos do Paraná.

Uma nova versão do mapa será disponibilizada aos colaboradores para que possam acompanhar os rumos da empresa pública, além do Balanced Scorecard (BSC), que demonstra o percentual de implantação de cada eixo estratégico, objetivos, entre outras opções de consulta. 

A Portos do Paraná tem 4.129.801,3 m² de área, 24 berços e movimentou em 2022 mais de 58 milhões de toneladas de produtos nos dois sentidos (exportação e importação). É um dos portos mais importantes e bem estruturados do Brasil.

MAPA – No Mapa Estratégico 2022-2027, a Portos do Paraná demonstra os esforços para se tornar uma empresa pública mais forte e preparada para atuar de forma eficiente, sustentável, ética e competitiva no longo prazo. Ele traz a percepção do cenário atual da empresa pública e evidencia, de maneira transparente, o que a Autoridade Portuária almeja no futuro e como se prepara para ser reconhecida, no próximo quinquênio, como hub logístico de destaque nas Américas.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Exportações do agronegócio brasileiro batem recorde no primeiro trimestre de 2024 e atingem US$ 37,44 bilhões

Leia mais
Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Publicado edital de licitação para dragagem no Porto de Ilhéus

Leia mais
Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Audiência pública do terminal MUC04, localizado no Porto de Fortaleza (CE), é definida

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.