A Diretoria de Meio Ambiente (DMA) da Portos RS lançou nesta quarta-feira (15) a edição 2023 de seu Índice de Desempenho Ambiental (IDA) do Porto do Rio Grande, tradicional avaliação das práticas ambientais dos operadores portuários. O lançamento aconteceu durante a reunião do Conselho de Gestão Ambiental realizada de forma online.
Entre as novidades para este ano está a inclusão dos terminais do Porto Organizado, os quais também responderão aos questionamentos que compõem o IDA. Outra inovação é o Índice de Desempenho de Saúde e Segurança (IDSS), desenvolvido em conjunto com os membros do Conselho de Gestão Ambiental, para avaliar as questões específicas de segurança no trabalho.
O IDA que será aplicado aos operadores e aos terminais foi instituído recentemente no formato autônomo por apenas dois portos no Brasil, sendo o de Rio Grande um deles, independente do Índice de Desempenho Ambiental da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e que é aplicado anualmente às unidades portuárias brasileiras.
O IDSS tem o objetivo de verificar a evolução qualitativa e o comprometimento da empresa com as questões relacionadas à saúde e segurança do trabalhador portuário. Ele também servirá como um instrumento de acompanhamento e controle junto aos operadores e terminais portuários.
Já o IDA tem como objetivo medir o grau de atendimento às conformidades ambientais e às boas práticas na operação, funcionando como um elemento de comparação entre processos de gestão na operação portuária. A partir de agora, o prazo para que operadores e terminais respondam aos questionários é de 45 dias.
Depois disso, as respostas serão avaliadas pela DMA e com base nos critérios atribuídos aos dois índices serão conhecidos os ranqueados.
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 12 mai, 2025
Portos do Paraná recebe prêmio internacional em Excelência da Indústria Portuária
Leia mais
| 12 mai, 2025
Porto Diverso debate igualdade étnico-racial no setor portuário em Santos
Leia mais
| 12 mai, 2025
Terminais nos portos de Vila do Conde e Rio de Janeiro recebem autorização do TCU para irem à leilão
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.