Portos RS lançam o IDA e o IDSS 2023, índices que avaliam questões relacionadas à gestão ambiental, saúde e segurança do trabalho
A Diretoria de Meio Ambiente (DMA) da Portos RS lançou nesta quarta-feira (15) a edição 2023 de seu Índice de Desempenho Ambiental (IDA) do Porto do Rio Grande, tradicional avaliação das práticas ambientais dos operadores portuários. O lançamento aconteceu durante a reunião do Conselho de Gestão Ambiental realizada de forma online.

Entre as novidades para este ano está a inclusão dos terminais do Porto Organizado, os quais também responderão aos questionamentos que compõem o IDA. Outra inovação é o Índice de Desempenho de Saúde e Segurança (IDSS), desenvolvido em conjunto com os membros do Conselho de Gestão Ambiental, para avaliar as questões específicas de segurança no trabalho.

O IDA que será aplicado aos operadores e aos terminais foi instituído recentemente no formato autônomo por apenas dois portos no Brasil, sendo o de Rio Grande um deles, independente do Índice de Desempenho Ambiental da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e que é aplicado anualmente às unidades portuárias brasileiras.

O IDSS tem o objetivo de verificar a evolução qualitativa e o comprometimento da empresa com as questões relacionadas à saúde e segurança do trabalhador portuário. Ele também servirá como um instrumento de acompanhamento e controle junto aos operadores e terminais portuários.

Já o IDA tem como objetivo medir o grau de atendimento às conformidades ambientais e às boas práticas na operação, funcionando como um elemento de comparação entre processos de gestão na operação portuária. A partir de agora, o prazo para que operadores e terminais respondam aos questionários é de 45 dias.

Depois disso, as respostas serão avaliadas pela DMA e com base nos critérios atribuídos aos dois índices serão conhecidos os ranqueados.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 22 Abr, 2024

Política Estadual de Incentivo à Economia do Mar é discutida na CODEBA

Leia mais
Agência Porto
| 22 Abr, 2024

Porto do Itaqui premia empresas e pesquisadores

Leia mais
Agência Porto
| 22 Abr, 2024

Boletim de Logística: nova edição traz análise sobre importância de corredores logísticos para integrar a América do Sul

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.