Portos RS participa de ato que formalizou cedência do Porto de Estrela à Prefeitura do Município
Em ato realizado nesta segunda-feira (24), com a presença do secretário estadual de logística e transportes, Juvir Costella, em Porto Alegre, aconteceu a formalização da cedência da área do Porto de Estrela pelo governo do estado à Prefeitura do município localizado no Vale do Taquari. A assinatura contou com a presença do prefeito de Estrela, Elmar Schneider.

A unidade estava inoperante desde o ano de 2014 e em 2020 um contrato de cessão de uso foi firmado entre a antiga Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Estrela para melhor utilização da área. No ano seguinte, houve a criação da Empresa Pública de Logística Estrela (ELOG) para a administração do Porto.

Esse avanço permitiu a atração de investimentos, inclusive para a utilização dos silos que pertenceram a extinta Companhia Estadual de Silos e Armazéns (CESA). Em razão disso surgiu a necessidade da retomada da área por parte do município, setor que é considerado extremamente representativo para a administração municipal.

De acordo com a secretária de desenvolvimento econômico de Estrela, Andressa Traesel, “o Porto está localizado em uma área de entroncamento hidro, rodo, aero e ferroviário, com logística adequada para o desenvolvimento de empresas”. Mesmo que tenha sido afetada pela enchente de maio, ela acredita que a área merece continuar sendo vista com olhar diferenciado.

“Em razão de sua proximidade com a BR 386 e a ERS 453, que faz a ligação com a Serra, estamos em um local estratégico e privilegiado. Precisamos reconstruir a região dos vales e acreditamos fortemente nessa área”, completou Andressa. Ela também fez um agradecimento à Portos RS e ao governo do estado para que o momento fosse concretizado com a assinatura.

Segundo o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, a cedência significa a efetivação da proposta de desenvolvimento de todo o sistema hidroportuário. "Com o repasse dessa área, o município poderá atuar mais fortemente na busca por novos investimentos, fortalecendo e aprimorando a utilização do nosso complexo", avaliou.

Já para o diretor de relações institucionais da Portos RS, Sandro Oliveira, o ato desta segunda-feira foi revestido de um simbolismo muito grande, pois o Porto de Estrela é fundamental para o desenvolvimento da região dos vales. “Tenho certeza que hoje demos o primeiro passo para que o Porto de Estrela volte a ser uma grande opção de transporte para que os produtos gaúchos daquela região tenham mais competitividade”.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.