Praticagem de São Paulo e Universidade Santa Cecília trocam dados


Prever a altura e o período das ondas em um período de até 12 horas. Este é um dos objetivos do convênio firmado entre a Praticagem de São Paulo e a Universidade Santa Cecília (Unisanta), na última sexta-feira. As informações servirão de base para a escolha do melhor momento de entrada ou saída de embarcações do Porto de Santos.




O convênio terá como foco a utilização dos dados captados no Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT) da Praticagem. A Unisanta os usará para o aprimoramento das pesquisas de previsão de marés, correntes e ondas, para dar suporte no cálculo da previsão do calado do Porto de Santos.




O conceito de calado está relacionado à segurança da navegação. Para não haver o risco de as embarcações rasparem o fundo do casco no leito do canal, podendo bater em uma rocha ou objeto (e até naufragar), elas devem manter uma distância segura dele. Para isso, é definido um limite da profundidade a ser atingida por seu casco (especificamente, sua quilha). Essa dimensão, que acaba sendo a altura da parte do casco que permanece submersa, é o calado do navio.




“O que nós fizemos é formalizar o convênio anterior e dar um upgrade nele. Vamos fornecer mais ferramentas para a Unisanta e, do lado da Praticagem, o que a gente espera é que eles desenvolvam estudos para que a gente tenha uma previsão de mais curto prazo de altura e período de ondas. A gente precisa de dados locais, dessa microprevisão”, destaca o presidente da Praticagem de São Paulo, Nilson Ferreira.




Os estudos são realizados pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Faculdade de Engenharia. A coordenação é da professora Alexandra Sampaio. Segundo a educadora, o objetivo do novo estudo é a previsão cada vez mais precisa das condições ambientais para determinar o calado dinâmico dos navios durante a navegação no canal do Porto de Santos.




Nos últimos anos, a Unisanta implantou a plataforma AquaSafe, que faz a gestão de informação em tempo real para receber, processar e integrar automaticamente, em um único local, diversas fontes de informações disponíveis e que estavam dispersas.




“Além da renovação desse acordo, para a troca de informações, com o convênio conseguiremos dar continuidade e aprimorar o atual sistema de previsão hidrodinâmica e da agitação marítima (propagação de ondas) desenvolvido pelo NPH”, destaca a professora.




Entre essas informações que serão utilizadas pelos pesquisadores da universidade estão os dados obtidos pelos sensores meteorológicos e oceanográficos de diferentes instituições, inclusive da Praticagem de São Paulo. Com a parceria, a reunião e análise desses dados têm permitido auxiliar o trabalho dos práticos, visando o planejamento das operações, bem como a melhoria da segurança, a fim de evitar acidentes com os navios e eventuais danos à população, ao meio ambiente e à economia da região.




“Complementarmente, a evolução da pesquisa e da parceria com a Praticagem permitiu à equipe do NPH emitir, pelo menos, 20 boletins extraordinários de alertas de ressacas para os municípios de Santos e São Vicente desde julho de 2016, minimizando de forma crescente os riscos à população e auxiliando a Defesa Civil de Santos e do Estado de São Paulo na tomada de decisão”, explica a professora.




Segurança  




De acordo com o presidente da Praticagem, portos como os de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e da Austrália contam com previsões das condições de navegação para curtos períodos, que auxiliam nas manobras. A ideia é que isso também aconteça no Porto de Santos, mas, para tanto, é necessária conclusão de modelos numéricos, que ficarão a cargo da universidade santista.

Fonte: A Tribuna, 21/5/2017.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 19 Set, 2024

Acordo incentiva micro e pequenas empresas do Norte e Nordeste a ampliar exportações

Leia mais
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Presidente da CODEBA participa de seminário que discute possibilidades de negócios entre Bahia e Bulgária

Leia mais
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Sistema Transporte lança segunda edição do Guia de Boas Práticas de Proteção de Dados no Setor

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.