Praticagem é premiada pela Antaq por melhorar a eficiência do Porto de Santos, SP
A Praticagem de São Paulo foi reconhecida pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) por melhorar a segurança e a eficiência nos portos de Santos e São Sebastião, no litoral de São Paulo. O reconhecimento ocorreu pelo uso do sistema que mede a profundidade em tempo real dos canais de navegação.

“Com o crescimento das dimensões dos navios, a Praticagem realizou grandes investimentos para garantir a segurança nas manobras num porto com as características do de Santos: estreito, raso e sinuoso”, explicou o presidente da instituição, Nilson Ferreira, a após a premiação em Brasília (DF).

O sistema utilizado pela Praticagem chama-se Redraft – Calado Real e é inédito no mundo. O recurso foi implantado em 2016 nas operações dos dois portos e fornece aos práticos informações em tempo real sobre a profundidade dos canais de navegação, garantindo a segurança de navios de maiores proporções.

Segundo a empresa, até o ano 2.000, a maior parte dos navios que operava no cais santista apresentava arqueação bruta entre 10 e 30 mil toneladas, com no máximo 225 metros de comprimento e 32 metros de largura. Atualmente, são embarcações de 50 mil toneladas com dimensões superiores 336 metros.

O Redraft possibilita que o prático saiba se um navio com grande calado tem condições seguras de trafegar pelo canal de navegação em determinado momento e, assim, pode otimizar o aproveitamento das “janelas de maré”. O sistema permitiu elevar em 50% a eficiência da movimentação dos navios em mau tempo.

“Esse prêmio é uma recompensa aos esforços e investimentos da Praticagem, que beneficiaram o setor portuário como um todo”, complementou Nilson Ferreira. A empresa Argonautica, desenvolvedora do sistema, também foi reconhecida na premiação ocorrida na sede da Antaq, na quinta-feira (9).

Meio ambiente

No mesmo evento, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do Porto de Santos, recebeu o prêmio Antaq de Sustentabilidade Ambiental Aquaviária. O cais santista foi reconhecido como o vencedor na modalidade Maior Evolução Anual no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) da agência reguladora.

Segundo Antaq, o resultado é decorrência da licença de operação concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), em abril deste ano, a mais importante entre as três modalidades de licença ambiental. O índice é um ranking que avalia a gestão ambiental em portos organizados no Brasil.
Fonte: G1, 10/11/2017.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.