Presidentes de portos delegados discutem para atrair investidores
A presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo, participou, na segunda-feira (10), da reunião com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha e demais presidentes dos Portos Delegados para tratar sobre descentralização da gestão e a volta da autonomia aos Portos Delegados.

“A consolidação dessa autonomia dará maior celeridade na instalação de novas empresas na área portuária de Cabedelo, bem como a ampliação de terminais já arrendados, tendo como estimativa a curto/médio prazo investimentos na ordem de R$ 50 milhões”, avalia Gilmara Temóteo.

De acordo com a gestora, o ministro Eliseu Padilha afirmou que a visão do Governo sobre esse pleito é clara, no sentido de que a autonomia é para ser dada aos estados e municípios que detêm o convênio de delegação para gestão dos portos.

“Vamos aguardar os trâmites legais e aprovação de um novo Decreto Presidencial que autorize nosso pleito. No caso de Cabedelo, vamos agilizar a autorização para a ampliação dos terminais já existentes e viabilizar a instalação de novas empresas. O que nos falta hoje é autonomia, área nós temos, projetos nós temos, investidores interessados existem, o que nos falta é a autonomia para dar andamento a qualquer investimento”, explicou.

A gestora do Porto de Cabedelo avalia ainda que a reunião foi produtiva. “Na oportunidade, entregamos a minuta de um decreto que altera a lei 12.815, de 2013, conhecida por Novo Marco Regulatório dos Portos, que foi quando tudo mudou e a gestão dos arrendamentos de áreas portuárias passou a ser centralizada em Brasília. O que os portos delegados pleiteiam nada mais é do que a volta da autonomia para que a gente possa fazer a gestão dos portos e destravar os investimentos em todos os portos do Brasil. Estima-se que existam cerca de R$ 10 bilhões de investimentos privados represados envolvendo os 14 Portos Delegados”, destacou.

Em maio deste ano, gestores de portos estiveram reunidos na Paraíba e redigiram a Carta de Cabedelo, com a proposta de abertura dos portos brasileiros.

A comissão que esteve reunida com o ministro Eliseu Padilha era composta pelos presidentes dos Portos de Cabedelo (PB), Itaqui (MA), São Sebastião (SP) e São Francisco do Sul (SC), além do deputado Marcos Rogério, de Rondônia, que é membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Portos, Hidrovias e Navegação do Brasil.

Fonte: PB Agora, 11/10/2016.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 19 Set, 2024

Acordo incentiva micro e pequenas empresas do Norte e Nordeste a ampliar exportações

Leia mais
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Presidente da CODEBA participa de seminário que discute possibilidades de negócios entre Bahia e Bulgária

Leia mais
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Sistema Transporte lança segunda edição do Guia de Boas Práticas de Proteção de Dados no Setor

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.