PRODUÇÃO DE GRÃOS CRESCE EM MT, MAS FALTAM ARMAZÉNS
Em Mato Grosso, a colheita de grãos cresce em ritmo acelerado, mas falta armazéns. Em 2008, a produção no estado era de 26 milhões de toneladas e, no ano passado, chegou a 61 milhões de toneladas, aumento de 135%. Mas a capacidade de estocagem estática não acompanhou esse salto: cresceu 60% no período.

Atualmente, pelos dados oficiais, Mato Grosso consegue armazenar pouco mais de 36 milhões de toneladas de grãos. Isso significa que mais de 40% do que é retirado do campo não tem onde ser colocado.

Em Diamantino, o agricultor Erny Parisenti teve que usar 150 silos temporários, os chamados “bags”, para armazenar 500 mil sacas de milho e teme que eles sejam perfurados por ratos aves

O bag é descartável, só pode ser utilizado em uma única safra. Para Erny, o custo fica em mais ou menos R$ 1 por saca de milho.

Crédito escasso

Um dos principais entraves para o aumento da oferta de armazéns estáticos é a dificuldade de acesso ao crédito. O movimento pró-logística de Mato Grosso defende que os bancos aceitem o próprio armazém como garantia do financiamento.

O agricultor Claudecir Pavlack conseguiu um empréstimo e investiu R$ 3,6 milhões na construção de um armazém. Agora consegue guardar 100% da soja que colhe e até 80% do milho. “Você consegue armazenar o produto e vender melhor”, diz.

Mato Grosso tem 2,2 mil armazéns, 77% pertencentes a cooperativas, empresas e prestadoras de serviço. Os produtores são donos de 22% e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de menos de 0,5%.

Fonte: G1, 22/10/2018.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.