Seminário fomenta empreendedorismo feminino no comércio exterior
Mulheres, de empreendedoras a exportadoras será o tema do 3º Emex – Encontro Nacional de Mulheres no Comércio Exterior a ser realizado no auditório da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no próximo dia 22 de março. Criado durante a pandemia da Covid-19, o evento da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), em parceria com o hub Mulheres no Comex, será presencial pela primeira vez - com transmissão simultânea pelo YouTube.

A edição desse ano visa incentivar empresárias a explorarem mercados internacionais, além de ajudar no desenvolvimento profissional das mulheres que atuam no segmento. A fundadora do Hub Mulheres no Comex, Monnike Garcia, afirma que somente 13% das pequenas e médias empresas (PMEs) lideradas por mulheres são exportadoras.

“Precisamos mudar a mentalidade das empreendedoras para a cultura exportadora. Muitas pensam que não é possível ir além das fronteiras porque seus negócios são pequenos. O nosso trabalho é apoiá-las nessa jornada à exportação, mostrar que o mercado exterior é factível para elas, sim”, garante a coorganizadora do Emex, que também é CEO da Labcomex Consultoria Importação e Exportação MPMEs e Mulheres.

A programação do evento contará com referências femininas importantes do segmento, como Ana Paula Lindgren Alves Repezza, diretora de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil); Olinda Marinho, diretora-presidente da Marinho Comércio Exterior; Constanza Negri Biasutti, gerente de Comércio Exterior da Confederação Nacional da Industria (CNI); Izis Janote Ferreira, economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); Clarissa Furtado, gerente de Competitividade da ApexBrasil; Rafaela Guerrante, pesquisadora do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI); Andrea Zamolyi, diretora de Assuntos Corporativos e Governamentais da Caterpillar Brasil, entre outras.

“Elas ainda são minoria no comércio internacional, infelizmente, mas a cada dia, vemos mais mulheres no setor, em geral, talentosas e dedicadas. A AEB quer contribuir para que mais mulheres possam participar desse importante segmento econômico. A ideia é ajudar no desenvolvimento de suas carreiras e, sobretudo, colaborar para que elas encontrem um ambiente receptivo, onde possam crescer e, em muitos casos, liderar”, atesta o presidente executivo da AEB, José Augusto de Castro.

As inscrições são 100% gratuitas e estão disponíveis no site do Emex. Para os interessados que não puderem comparecer, haverá transmissão ao vivo pelo YouTube da AEB.

Edições passadas

Os dois primeiros anos do Encontro Nacional de Mulheres no Comércio Exterior contaram um público total de quase 3 mil participantes, sendo 90% do gênero feminino. Quase 30% das mulheres que acompanharam os eventos ocupavam posições de destaque em suas organizações (presidentes, CEOs, diretoras e sócias), demostrando qualificação técnica e profissional. As duas edições do Emex foram realizadas integralmente em formato online, com um público composto por moradores de todas as regiões do Brasil, dos Estados Unidos e dos países da América do Sul e da Europa.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 25 Abr, 2024

Visita técnica da ANTT atesta avanços nas obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO)

Leia mais
Agência Porto
| 25 Abr, 2024

Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu recebe nova draga de sucção (Hopper)

Leia mais
Agência Porto
| 25 Abr, 2024

Em um ano, Porto de São Francisco aumenta lucro em cinco vezes

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.