Seminário sela pacto para retomar o crescimento da infraestrutura do país

Evento reuniu autoridades brasileiras da área de infraestrutura e logística para discutir os desafios e perspectivas do setor


O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, afirmou que, ao longo deste ano, o Brasil enfrentou um cenário de crise que restringiu investimentos, o que afetou a conjuntura econômica e, consequentemente, desamparou projetos de infraestrutura do país. O alerta foi dado na manhã desta terça-feira (4), na abertura do painel “Infraestrutura de transporte e logística: desafios e perspectiva”, realizado no Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), em Brasília (DF).


Quintella destacou em seu pronunciamento que apesar deste cenário complexo, o ministério está empenhado em trabalhar a logística brasileira com eficácia e competitividade. “A estratégia de investimento em infraestrutura é provavelmente o principal instrumento para a superação da recessão e geração do impulso que precisamos para proporcionar condições de crescimento ao país”, afirmou.


Segundo o ministro, o novo Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), liderado pelo próprio presidente da República, Michel Temer, traz uma nova forma de parceria público-privada que tem como objetivo potencializar os esforços das instituições e minimizar os entraves burocráticos que envolvem os processos de concessão. “Para destravar o nosso sistema de distribuição logística, a partir dos modais que a infraestrutura agrega, estamos dispostos a trabalhar intensamente, dialogando com as demais esferas governamentais – estados e municípios –, para traçar as melhores estratégias que possam contribuir com o desenvolvimento das regiões e do Brasil como um todo”, destacou.


O debate esteve focado também no sistema de dragagem dos portos brasileiros e na segurança dos acessos aquaviários. Com a mediação de Mário Povia, diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), participaram da discussão Gustavo Martins, do Conselho Nacional de Praticagem; Juarez Moraes e Silva, da Associação Brasileira de Terminais de Contêineres de Uso Público; Sérgio Aquino, da Federação Nacional dos Operadores Portuários; e Paulo Roberto Villa, da Associação de Usuários dos Portos da Bahia.


O painel foi promovido pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), com o apoio do Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura, no Senado Federal. Além do ministro dos Transportes, participaram da abertura o presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes; o secretário-executivo do Programa de Parcerias de Investimentos, Moreira Franco; o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski; e o senador Wellington Fagundes, que preside a Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem.


Fonte: MTPAC, 04/10/2016.


Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 19 Set, 2024

Acordo incentiva micro e pequenas empresas do Norte e Nordeste a ampliar exportações

Leia mais
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Presidente da CODEBA participa de seminário que discute possibilidades de negócios entre Bahia e Bulgária

Leia mais
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Sistema Transporte lança segunda edição do Guia de Boas Práticas de Proteção de Dados no Setor

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.