Sistema de Desempenho Portuário está de volta em nova plataforma

O Sistema de Desempenho Portuário (SDP) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) está de volta em uma nova plataforma tecnológica. A partir desta quinta-feira (8), as instalações portuárias já podem acessar o sistema reformulado, que ganhou layout modernizado e interface desenvolvida para tornar a navegação mais intuitiva e eficiente.


O SDP reúne dados que permitem acompanhar o desempenho operacional dos portos organizados e das instalações portuárias autorizadas do país. A retomada do sistema é coordenada pela Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho (GEA), responsável pela gestão do SDP. Com a reativação da plataforma, as instalações portuárias deverão acessá-la para enviar as informações referentes às atracações e cargas.




Prazos para envio das informações


Os novos prazos para envio das informações referentes às desatracações ocorridas em cada mês foram apresentados durante o 33º Encontro do Sistema de Desempenho Portuário, realizado nos dias 24 e 25 de setembro, em Santa Catarina.



Confira o cronograma:




























Período das desatracações



Prazo para envio



Março e abril de 2026



até 20/10/2026



Maio, junho e julho de 2026



até 20/11/2026



Agosto, setembro e outubro de 2026



até 20/12/2026



Novembro e dezembro de 2026



até 20/01/2027





Gerenciamento de usuários


Outra novidade é que o SDP passa a incorporar a função de gerenciamento de usuários, anteriormente realizada por meio do Sistema de Gestão de Usuários (SGU).


Com a mudança, todas as instalações portuárias deverão possuir, até 20 de janeiro de 2027, um usuário máster cadastrado. Esse perfil será responsável pela inclusão e exclusão de usuários vinculados a cada instalação.

Para orientar a transição, devem ser observadas as seguintes situações:


  • Instalações que já possuem usuário máster: o usuário deverá acessar o SDP e gerenciar os colaboradores cadastrados;




  • Instalações que ainda não possuem usuário máster: os colaboradores cadastrados anteriormente e que estavam ativos em 2025 e 2026 poderão acessar o sistema e enviar informações até 20 de janeiro de 2027;




  • Cadastro temporário de colaboradores: caso não seja possível cadastrar o usuário máster a tempo de cumprir os prazos de envio, o cadastramento de colaboradores poderá ser solicitado pelo e-mail desempenhoportuario@antaq.gov.br, até que o usuário máster seja definido e possa assumir o gerenciamento dos perfis;




  • Primeiro acesso: os usuários máster já existentes e os colaboradores cadastrados anteriormente e ativos em 2025 e 2026 deverão utilizar a opção “Esqueci minha senha”, disponível na tela principal do SDP.




As orientações para solicitação do cadastro de usuários máster no SDP estão disponíveis neste documento, e a ficha para cadastramento pode ser acessada neste link.

Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato com a equipe responsável pelo e-mail desempenhoportuario@antaq.gov.br.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 09 out, 2026

Transporte aquaviário registra crescimento de 9,81% e alcança 374,6 bilhões de TKU em 2025

Leia mais
Agência Porto
| 09 out, 2026

Grupo de Trabalho vai avaliar impactos da reforma tributária no setor portuário

Leia mais
Agência Porto
| 09 out, 2026

Nova carteira prevê investimentos de R$ 160 bilhões em portos, aeroportos e hidrovias até 2030

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.