TCU recomenda que haja participação das cidades no Plano Mestre do Porto


O envolvimento da comunidade portuária e dos municípios na elaboração do Plano Mestre do Porto de Santos foi recomendado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), após analisar a proposta do estudo. A avaliação foi concluída em oito meses e levou em consideração práticas adotadas em grandes portos internacionais, como Roterdã, na Holanda, Southampton, na Inglaterra, Los Angeles, nos Estados Unidos, e Dublin, na Irlanda.




“Em qualquer porto do mundo, a relação Porto-Cidade é tratada de forma estratégica. E o que nós constatamos é que, no processo que estava sendo feito, essa relação tinha sido renegada para um segundo momento, que seria o PDZ (Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto)”, destacou o auditor de controle externo do TCU Alessandro Filadelpho Belo.




Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, Gilberto Benzi, algumas questões da Margem Esquerda do Porto (onde está Guarujá) precisam ser avaliadas no plano mestre.




“Hoje o maior ônus, além da parte da poluição, é o acesso ao Porto. Nós não temos um acesso exclusivo. Ele atravessa um bairro populoso, causa transtorno para a cidade. Existe um projeto parado, que é a Avenida Perimetral. A primeira fase foi realizada, mas por si só não tem sentido para a cidade. Ela só vai ser contemplada quando a fase 2 for concluída, com a ponte, o elevado, um acesso totalmente dedicado ao Porto, sem nenhuma interferência com o viário municipal”, destacou.




Para o secretário de Assuntos Portuários, Indústria e Comércio de Santos, Omar Silva Júnior, além dos problemas de fluxo de veículos e da falta de locais para estacionamento de caminhões no município, há o problema da qualificação de mão de obra.




“Temos um contingente muito grande de pessoas que dependem do Porto e sem qualificação. À medida em que a tecnologia vem chegando, vai avançando, é necessária a qualificação. A gente vai ter um risco muito grande nessa área de emprego”, destacou o secretário.

Fonte: A Tribuna, 29/03/2017.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 22 out, 2025

Corrente de comércio brasileiro supera os 500 bi no acumulado do ano

Leia mais
Agência Porto
| 22 out, 2025

Ministério da Gestão garante segurança jurídica para todos os operadores na criação da Docas de Santa Catarina

Leia mais
Agência Porto
| 22 out, 2025

Ministro Silvio Costa Filho anuncia leilão de área do Porto de São Sebastião para março de 2026

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.