Além de elencar os problemas, os técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) sugerem medidas para serem adotadas pelos órgãos públicos a fim de sanar os problemas encontrados. Entre as propostas, o relatório sugere que as companhias docas auditadas elaborem plano de ação para saneamento financeiro da estatal, em conjunto com o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC), sem desconsiderar a possibilidade de desestatização.
À Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o órgão sugere avaliar a possibilidade de adotar a dragagem de manutenção em conjunto com outros portos. E ainda de utilizar a obras de recuperação em virtude de enchentes ou outros fenômenos em seus contratos, como acontece em portos internacionais.
A auditoria, realizada no segundo semestre de 2017 teve o relatório finalizado neste ano. O material está no gabinete do ministro do TCU Bruno Dantas, que é o relator do processo. Depois do voto, o processo será submetido ao plenário do órgão, que pode acatar a proposta integralmente. Como o processo está como prioridade, deve ser votado até o final deste mês.
Fonte: A Tribuna, 6/8/2018.
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 16 jan, 2026
Eduardo Leite anuncia retomada da navegação de longo curso no Porto de Porto Alegre e liberação da navegação noturna
Leia mais
| 16 jan, 2026
Prêmio ANTAQ chega à 10ª edição com categoria inédita voltada à conexão hidroviária
Leia mais
| 16 jan, 2026
Região Norte supera média nacional e tem crescimento de 45,16% na movimentação portuária em novembro de 2025
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.