Termina a dragagem da nova bacia de evolução dos portos de Itajaí e Navegantes
A draga de grande porte que foi trazida para o aprofundamento da nova bacia de evolução do Complexo Portuário do Itajaí-Açu, que integra os portos de Itajaí e Navegantes, encerrou os trabalhos – 15 dias antes do previsto. A Superintendência do Porto de Itajaí contratou batimetrias, avaliações que funcionam como um ultrassom do leito do rio, que vão aferir a profundidade e avaliar se alguma pedra deixou de ser retirada.

Se for identificado que ainda é necessário aprofundar algum ponto do canal, as máquinas farão os últimos ajustes.

O resultado da batimetria será entregue à Marinha, para que autorize as manobras-testes com navios maiores. O objetivo dos trabalhos era alcançar 14 metros de profundidade na bacia de evolução e no canal de acesso, suficientes para a manobra de navios de até 336 metros de comprimento.

O superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, diz que a ideia é iniciar os testes de aferição ainda este ano, para que a bacia esteja homologada para os grandes navios a partir do ano que vem.

Gigantes

A conclusão, enfim, da bacia de evolução, representa a adequação dos terminais portuários de Itajaí e Navegantes ao tamanho dos maiores navios que navegam, hoje, a costa brasileira. Sem espaço para recebê-los, a Portonave e a APM Terminals tinham restrições na negociação de linhas para o Complexo, que é o segundo maior do país em movimentação de contêineres.

Investimento

O término das obras da bacia de evolução foi possível após um investimento de R$ 45,5 milhões, bancado pela Superintendência do Porto de Itajaí e a Portonave. Em abril o Estado, que tocava a empreitada, considerou as obras concluídas de acordo com o contrato, que previa dragagem de 3 milhões de metros cúbicos. Foram investidos R$ 128 milhões em recursos estaduais.

Reparo

A draga backhoe, que concluiu o aprofundamento da bacia de evolução, ainda está em Itajaí. O rebocador que a levava para uma obra no Porto de Rio Grande (RS) teve problemas, e a embarcação voltou para reparos.

Fonte: NSC Total, 26/08/2019.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.