Tokarski recebe equipe da SNPTA para tratar de terminais e poligonais de portos da Amazônia e Itaqui
O diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, Adalberto Tokarski, reuniu-se ontem (4), na sede da Autarquia, em Brasília, com a equipe da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério da Infraestrutura SNPTA/Minfra, liderada pelo diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias, Fábio Lavor. Em pauta, assuntos específicos relacionados a terminais hidroviários e Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4), revisão das poligonais dos portos de Manaus, Belém e Itaqui, além das portarias da SNPTA.

No que concerne à Poligonal do Porto de Manaus, o diretor Adalberto Tokarski mencionou que existem várias impedâncias relacionadas com a falta de uma definição sobre a abrangência da poligonal na chamada Manaus Moderna. Para o diretor da ANTAQ, essas impedâncias trazem dificuldades ao trabalho da Agência.

Segundo o coordenador-geral da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Minfra, Luciano Bissi, quando houve a primeira discussão sobre a definição da poligonal do Porto de Manaus, uma das decisões tomadas foi que a poligonal se estendesse até a parte molhada onde estão localizadas as balsas. Naquela oportunidade, a Marinha do Brasil fez proposta para dois canais, mas a autoridade portuária à época, a Companhia Docas do Maranhão (Codomar), reportou-se apenas a um canal longo.

Bissi informou, ainda, que o governo federal retomou o Convênio de Delegação com o Estado do Amazonas da área do Porto Organizado, por intermédio do Departamento de Navegação de Hidrovias – DNHI/SNPTA. Quanto à questão da Manaus Moderna, Bissi disse que, desde julho, a competência passou a ser do Estado, e que a construção de um terminal no local teria um custo acima das possibilidades do governo federal neste momento, informando também que há tratativas com o governo do estado sobre o tema.

O diretor Adalberto Tokarski mencionou que sua principal preocupação em relação à poligonal do Porto de Manaus é não criar uma poligonal com grandes dimensões, o que poderia trazer um custo adicional às empresas de navegação que trafegam pelo canal, com a possibilidade de cobrança tarifária pelo seu uso.

No que tange à poligonal do Porto de Belém, foi mencionado que esta foi definida em julho, tendo como consequência a retirada de mais de 80 terminais da área do porto organizado, ficando estas instalações de buscarem sua regularização junto à ANTAQ.

Quanto à poligonal do Porto do Itaqui, o diretor da ANTAQ solicitou jao diretor de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias da SNPTA, Fábio Lavor, realizar uma reunião com a autoridade portuária, a SNPTA e a ANTAQ e, posteriormente, com a empresa Vale, visando encontrar uma solução para o problema.

Outro ponto abordado pelo diretor da ANTAQ foi a questão dos terminais IP4. O assunto vem sendo tratado pela Agência há mais de quatro anos com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT e o Minfra. Tokarski ponderou que há a necessidade de colocar o assunto no radar, como ação prioritária, uma vez que a Agência não pode fechar seus olhos sobre as condições de manutenção dos referidos terminais.

O diretor do Departamento de Navegação de Hidrovias – DNHI/SNPTA, Dino Batista, informou que o governo federal tem uma grande preocupação com a situação dos terminais. “A questão é encontrar uma modelagem para passar a administração desses portinhos à iniciativa privada”, explicou. Segundo informou ainda, as terras onde estão localizados os terminais são da União, mas sua administração fica por conta do DNIT.

Fonte: Antaq, 05/09/2019.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.