Transpetro lança licitação para entrada no segmento de operação de barcaças
A Transpetro marca a sua entrada em um novo modal logístico com o lançamento da primeira licitação pública para aquisição de quatro novas barcaças de 3 mil toneladas de porte bruto (TPB), quatro empurradores e um rebocador. A encomenda integra um projeto da companhia direcionado ao modal de navegação interior, que pretende contratar, até 2026, 20 novas barcaças, 20 empurradores e quatro rebocadores para atuação no Brasil.  

O novo negócio posicionará a Transpetro como uma das maiores operadoras de barcaças para transporte de petróleo, derivados e biocombustíveis no Brasil. 

As primeiras embarcações previstas no edital serão destinadas a operações de transporte de combustíveis. As quatro barcaças têm previsão de entrada em operação no primeiro semestre de 2026.

Segundo o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, a entrada no setor de barcaças evidencia a nova fase da companhia de investir na ampliação e diversificação dos negócios.  

“Nossa entrada no modal de navegação interior vai trazer mais robustez e flexibilidade às operações da Transpetro, ressaltando nossa premissa de crescimento e diversificação dos negócios da companhia. Com essa iniciativa, alcançaremos, no horizonte de médio prazo, 50% do mercado de transporte de combustíveis por barcaças no Brasil, o que nos posiciona como uma das maiores operadoras de barcaças do país”, afirma Bacci. 

O mercado de barcaça no Brasil movimenta, por ano, um volume total de aproximadamente 10 milhões de toneladas de petróleo e combustíveis.  

“A entrada da Transpetro no segmento de barcaças integra nossa estratégia multimodal. Nosso plano é complementar a infraestrutura existente de dutos, terminais e navios com outros modais. A diversificação dos modais amplia nossa capacidade de atendimento, fortalece nossa presença em regiões estratégicas e prepara a companhia para acompanhar o crescimento do país de forma sustentável e competitiva”, destaca o diretor de Dutos e Terminais da Transpetro, Márcio Guimarães 

Contratação 

A licitação será dividida em dois lotes. Um deles contemplará a aquisição de quatro barcaças e quatro empurradores. O outro será destinado à contratação de um rebocador. 

O edital será disponibilizado no portal Petronect, plataforma eletrônica de compras do sistema Petrobras. A licitação permitirá a participação de empresas nacionais que atendam aos critérios técnicos e econômicos estabelecidos no edital.  

As embarcações 

As 20 barcaças que integram a primeira etapa do projeto terão 3 mil toneladas de porte bruto (TPB) e permitirão o transporte de um ou mais derivados de petróleo (modelos com e sem segregação), incorporando tecnologias modernas. 

As embarcações irão operar com bombas de carga acionadas por motores elétricos e módulo de geração elétrica, reduzindo as emissões de gases que provocam o efeito estufa nas operações. Os empurradores e rebocadores terão formato padrão, com capacidade de operar em velocidade de seis nós. 

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.