Um novo momento para o Porto de São Francisco do Sul
À frente da presidência do Porto de São Francisco do Sul desde o início de março, o engenheiro agrônomo Arnaldo S.Thiago quer dar continuidade às ações de sucesso que garantem a excelência da operação portuária no norte de Santa Catarina. “A melhoria na infraestrutura e os investimentos em segurança são prioridades desta gestão. Vamos procurar acelerar os processos licitatórios, visando ao crescimento e desenvolvimento do porto”, destaca.

O Porto de São Francisco do Sul está hoje entre os 10 principais do país e é o segundo em movimentação de carga geral não conteinerizada. É considerado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) o 7º em qualidade ambiental e o 8º em volume de cargas. Além disso, é responsável por 10% da exportação da soja do Brasil.

Esta é a terceira vez que o engenheiro assume a presidência do Porto de São Francisco do Sul.  Ele já esteve no comando do porto público entre 1995 e 1999 e entre 2001 e 2003. Com vasta experiência em gestão, ele já foi presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidas), vice-prefeito e acredita que 2017 será marcado por melhorias na infraestrutura do terminal e , consequentemente, no desenvolvimento do município.

Entre as obras consideradas prioritárias estão a instalação de oito torres de iluminação do porto – que atende às exigências do Ministério do Trabalho -, a construção de novos gates e balanças, a derrocagem de rochas localizadas entre os berços 101 e 102, a reforma do prédio da administração, a implantação do sistema de Optical Character Recognition (OCR) e a melhoria nos sistema de controle de usuários.

Superavitário, o porto possui recursos próprios para investimentos. Para este ano está prevista a realização da dragagem no canal de acesso para manter a profundidade de 14 metros, o asfaltamento e reforma dos berços e do pátio, e investimentos no prédio administrativo e gate de saída.

Movimentação

Ao mesmo tempo em que prioriza as obras de infraestrutura, Arnaldo  S. Thiago também tem como meta aumentar o volume de cargas movimentadas. Em 2014, o porto movimentou mais de 13 milhões de toneladas. Em 2015 este volume caiu para 12 milhões e 2016 fechou com a movimentação de 10, 4 milhões de toneladas.

Para este ano, a expectativa é de pelo menos repedir o desempenho registrado no ano passado. Para isso, estão sendo tomadas medidas, como a redução de custos para exportadores e importadores e negociações para ampliar o número de linhas de navios.

O porto passa também por ajustes no modelo administrativo. Com o envio à Assembleia Legislativa de projeto de lei complementar para extinção da autarquia que administra o Porto de São Francisco do Sul, o governo do estado quer dar continuidade ao processo de reformulação da administração pública estadual. A medida atende a uma exigência do governo federal que estipulou a criação de uma sociedade de propósito específico (SPE).

Fonte: Informativo dos Portos. 30/5/2017.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.