A ANTT está prestes a dar um novo passo em direção à excelência regulatória com a inauguração do Centro de Estudos Avançados em Regulação de Transportes Terrestres (CEARTT).
Instituído pelo Regimento Interno da ANTT (Resolução ANTT nº 5.976/2022, atualizada pela Resolução ANTT nº 6.061/2025), o CEARTT nasce com o propósito de fortalecer a atuação técnica e científica da Agência. Entre seus objetivos estão:
Promover a imersão da ANTT em debates estratégicos do setor;
Incentivar pesquisas aplicadas, estudos e eventos técnico-científicos;
Estabelecer diretrizes para o uso de Recursos de Desenvolvimento Tecnológico (RDT) e de Preservação da Memória Ferroviária (RPMF).
A criação do CEARTT busca consolidar um espaço de articulação e produção de conhecimento, voltado à melhoria da qualidade regulatória e à sustentabilidade do setor de transportes terrestres. O Centro atuará como um vetor de inovação, promovendo sinergia entre academia, organizações públicas e privadas.
A atuação do CEARTT será desenvolvida de forma integrada com as demais unidades organizacionais da ANTT, observando suas competências e atribuições. A ideia é somar esforços, potencializar capacidades e construir soluções de forma colaborativa, promovendo uma cultura institucional de aprendizagem contínua e cooperação.
A iniciativa está alinhada ao Planejamento Estratégico da ANTT e inspira-se em boas práticas de centros de referência no Brasil e no mundo, como o Ceadi/Anatel e o IPR/DNIT.
Inauguração em breve!
O Espaço CEARTT, na Sede da ANTT, será inaugurado no dia 3 de junho, em um evento que marcará oficialmente o início das atividades do Centro. Na ocasião, será realizada uma apresentação institucional do CEARTT, além de painéis sobre os desafios e oportunidades da regulação moderna e o papel da pesquisa aplicada no setor de transportes terrestres.
Em breve, divulgaremos a programação completa do evento, junto com o link para inscrições.
Fique atento aos nossos canais de comunicação! Esta é uma iniciativa pensada para todos que atuam na construção de uma regulação mais eficiente, inovadora e conectada com o futuro!