Vports dá entrada em pedido de licenciamento para desenvolver porto em Barra do Riacho
A Vports, concessionária responsável pelos Portos de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho, deu um passo importante para o desenvolvimento logístico e de infraestrutura do Espírito Santo. A empresa entrou com o pedido de licença prévia junto ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema-ES) para iniciar os trabalhos de desenvolvimento da área de 522 mil metros quadrados em Aracruz.

Segundo o CEO da empresa, Gustavo Serrão, a expectativa é de que a primeira licença para Barra do Riacho seja concedida até metade do ano que vem e, enquanto isso, a autoridade portuária seguirá atuando de forma a captar parceiros para o projeto.

A ideia é desenvolver na região um porto multipropósito que poderá abrigar terminais para grãos, gás, energia e para descomissionamento de plataformas de petróleo, para citar alguns exemplos. "Entendemos Barra do Riacho como um grande polo de desenvolvimento para o Estado e temos a possibilidade de contribuir, preparando essa área de 522 mil metros quadrados green field para receber investimentos de setores diversos, se tornando um porto multipropósito", afirma.

Serrão explica que o movimento para o desenvolvimento da área se dá em várias frentes. "Demos entrada no pedido de licença prévia junto ao Iema e fizemos a primeira campanha de dragagem da história de Barra do Riacho", ressalta.

Outra frente de atuação é a conexão com parceiros potenciais. "Temos um trabalho contínuo no sentido de captar parceiros e somar interesses e vocações. Em Vitória e Vila Velha, assinamos 14 novos contratos em dois anos e meio de concessão privada, enquanto a média anterior era de um contrato a cada quatro anos. Em Barra do Riacho, nossa intenção é desenvolver um ambiente que já tenha em seu DNA essa marca em prol da produtividade, da eficiência e da parceria", diz.

Hoje, além dos 522 mil metros quadrados disponíveis para desenvolvimento, a Vports responde por uma área de mais de 300 mil metros quadrados, o Terminal Aquaviário de Barra do Riacho, operado pela Transpetro, estruturado e vocacionado para a movimentação de granéis líquidos (combustível).

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.