ANTAQ debate transparência na cobrança de valores extra-frete e sobretaxas do transporte marítimo
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ realizou nesta segunda-feira (27), a audiência pública virtual nº 16/2021-ANTAQ, voltada ao aprimoramento do Tema 2.3 da Agenda Regulatória Biênio 2020/2021 - Aprimorar a transparência na cobrança dos valores extra-frete e sobretaxas do transporte marítimo.

Os trabalhos da audiência virtual foram conduzidos pelo superintendente de Regulação da ANTAQ, Bruno Pinheiro, secretariados pela secretária-geral substituta da Agência, Lorena do Carmo Souza, e contaram com a participação da diretora da Autarquia, Flávia Takafashi, do gerente de Regulação da Navegação Marítima da Agência (GRM), Sérgio Oliveira, e do especialista em Regulação de Transportes Aquaviários da GRM/ANTAQ, Marcelo Donato. Na oportunidade, o gerente de Regulação da Navegação Marítima fez uma apresentação sobre a proposta da ANTAQ.

Em relação ao tema, a ANTAQ realizou a Tomada Pública de Subsídios nº 03/2020/SRG, encerrada em 29/10/2020; o Relatório de Análise de Impacto Regulatório - AIR preliminar; o Estudo ANTAQ (SDS/GDE) “Experiência Internacional na Regulação das Taxas e Sobretaxas do Transporte Marítimo de Contêineres”; e a audiência/consulta pública nº 16/2021 - em andamento.

Opção regulatória

Com base no Relatório de Análise de Impacto Regulatório – AIR da matéria, a ANTAQ optou pela alternativa não normativa de elaborar uma cartilha de caráter educativo voltada aos usuários, conjugada com a intensificação de ações fiscalizatórias para verificação da transparência estabelecida pela Resolução nº 7.586/2020-ANTAQ.

Para a ANTAQ, essa opção não apresenta custos regulatórios, nem para o setor nem para a Agência e, além de representar baixíssimo custo de implementação, tem como vantagem não ferir a liberdade comercial das empresas de navegação, além reduzir a assimetria de informação, principalmente dos pequenos usuários.

Consulta pública

A audiência virtual em si tem por finalidade debater e tirar dúvidas sobre a proposta de regulação que está em consulta pública no portal da Agência (https://www.gov.br/antaq/pt-br). As contribuições e sugestões para a consulta /audiência pública nº 16/2021 deverão ser enviadas para ANTAQ por meio de questionário eletrônico, que está disponível no portal da Autarquia, até às 23h59 do dia 01/10/2021.

As minutas jurídicas e os documentos técnicos desta proposta de regulação estão disponíveis no endereço eletrônico - https://www.gov.br/antaq/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/participacao-social/.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 21 mai, 2025

ANTT convida sociedade para debater índice que mede saturação das ferrovias brasileiras

Leia mais
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Mesmo na entressafra, Brasil não consegue embarcar 737,7 mil sacas de café em abril

Leia mais
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Prefeito Bala Rocha participa de audiência no Ministério dos Portos para tratar de investimentos estratégicos no Porto de Santana

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.