This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.

ANTAQ debate transparência na cobrança de valores extra-frete e sobretaxas do transporte marítimo
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ realizou nesta segunda-feira (27), a audiência pública virtual nº 16/2021-ANTAQ, voltada ao aprimoramento do Tema 2.3 da Agenda Regulatória Biênio 2020/2021 - Aprimorar a transparência na cobrança dos valores extra-frete e sobretaxas do transporte marítimo.

Os trabalhos da audiência virtual foram conduzidos pelo superintendente de Regulação da ANTAQ, Bruno Pinheiro, secretariados pela secretária-geral substituta da Agência, Lorena do Carmo Souza, e contaram com a participação da diretora da Autarquia, Flávia Takafashi, do gerente de Regulação da Navegação Marítima da Agência (GRM), Sérgio Oliveira, e do especialista em Regulação de Transportes Aquaviários da GRM/ANTAQ, Marcelo Donato. Na oportunidade, o gerente de Regulação da Navegação Marítima fez uma apresentação sobre a proposta da ANTAQ.

Em relação ao tema, a ANTAQ realizou a Tomada Pública de Subsídios nº 03/2020/SRG, encerrada em 29/10/2020; o Relatório de Análise de Impacto Regulatório - AIR preliminar; o Estudo ANTAQ (SDS/GDE) “Experiência Internacional na Regulação das Taxas e Sobretaxas do Transporte Marítimo de Contêineres”; e a audiência/consulta pública nº 16/2021 - em andamento.

Opção regulatória

Com base no Relatório de Análise de Impacto Regulatório – AIR da matéria, a ANTAQ optou pela alternativa não normativa de elaborar uma cartilha de caráter educativo voltada aos usuários, conjugada com a intensificação de ações fiscalizatórias para verificação da transparência estabelecida pela Resolução nº 7.586/2020-ANTAQ.

Para a ANTAQ, essa opção não apresenta custos regulatórios, nem para o setor nem para a Agência e, além de representar baixíssimo custo de implementação, tem como vantagem não ferir a liberdade comercial das empresas de navegação, além reduzir a assimetria de informação, principalmente dos pequenos usuários.

Consulta pública

A audiência virtual em si tem por finalidade debater e tirar dúvidas sobre a proposta de regulação que está em consulta pública no portal da Agência (https://www.gov.br/antaq/pt-br). As contribuições e sugestões para a consulta /audiência pública nº 16/2021 deverão ser enviadas para ANTAQ por meio de questionário eletrônico, que está disponível no portal da Autarquia, até às 23h59 do dia 01/10/2021.

As minutas jurídicas e os documentos técnicos desta proposta de regulação estão disponíveis no endereço eletrônico - https://www.gov.br/antaq/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/participacao-social/.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote