ANTAQ e Petrobras discutem inventário de emissões de carbono e criação de comitê para tratar da Margem Equatorial
O diretor-geral substituto, Caio Farias, e a diretora Flávia Takafashi se reuniram com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e sua equipe técnica, na sede da estatal, para tratar dos resultados do Inventário Setorial de Emissões de Carbono, elaborado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

O levantamento, que abrange o período de 2021 a 2023, revela que o transporte aquaviário de cargas pelas vias interiores do Brasil apresentou um crescimento expressivo de 14,4%, enquanto a navegação de cabotagem teve um incremento de 4,1% no mesmo intervalo. Mesmo com a expansão da atividade, o inventário aponta uma redução de 7,68% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) no setor. O resultado foi atribuído, principalmente, às ações da Petrobras voltadas à melhoria da qualidade dos combustíveis.

"A redução nas emissões, mesmo diante do crescimento do transporte aquaviário, demonstra que é possível avançar em eficiência logística com responsabilidade ambiental. As ações da Petrobras mostram o impacto positivo que a transição energética pode ter já no curto prazo", avaliou o diretor-geral Caio Farias.

Comitê da Margem Equatorial

Outro ponto de destaque do encontro foi a apresentação da estruturação de um Comitê Gestor Interinstitucional para tratar especificamente das demandas relacionadas à Margem Equatorial – região que abrange os blocos exploratórios de petróleo e gás localizados entre os estados do Amapá e do Rio Grande do Norte.

O grupo será responsável por coordenar os trabalhos relacionados ao acompanhamento das solicitações de outorga de autorização para a prestação de serviços nas navegações de apoio marítimo, apoio portuário, cabotagem, longo curso, afretamento de embarcações, além da exploração da infraestrutura aquaviária vinculada à nova fronteira energética.

A articulação com a Petrobras e a criação de estruturas como o comitê gestor refletem o esforço contínuo da ANTAQ em promover diálogos institucionais eficazes e preparar o setor aquaviário brasileiro para os desafios da transição energética e da expansão logística sustentável.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 21 mai, 2025

ANTT convida sociedade para debater índice que mede saturação das ferrovias brasileiras

Leia mais
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Mesmo na entressafra, Brasil não consegue embarcar 737,7 mil sacas de café em abril

Leia mais
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Prefeito Bala Rocha participa de audiência no Ministério dos Portos para tratar de investimentos estratégicos no Porto de Santana

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.