ANTAQ instala Grupo de Trabalho da Margem Equatorial com foco em transição energética e fortalecimento logístico
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) dá mais um passo decisivo no fortalecimento do setor aquaviário brasileiro com a instalação oficial do Grupo de Trabalho (GT) da Margem Equatorial. A diretora Flávia Takafashi foi designada para coordenar os trabalhos do comitê, que tem como objetivo acompanhar e articular, de forma integrada, as ações necessárias à estruturação logística e regulatória da nova fronteira energética do país.

A primeira reunião do GT será realizada no próximo dia 29 de maio e deverá marcar o início das discussões técnicas com atores estratégicos, como a Petrobras e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A expectativa é alinhar o estágio atual dos projetos na região e avaliar a implementação de ações conjuntas que garantam eficiência, segurança e sustentabilidade à operação na Margem Equatorial.

“A criação desse comitê é estratégica para que possamos avançar com responsabilidade na Margem Equatorial. Queremos assegurar que o desenvolvimento das atividades na região ocorra de forma integrada, transparente e sustentável, respeitando os desafios ambientais associados à exploração energética em áreas sensíveis e promovendo uma governança regulatória sólida e eficiente”, destacou a diretora Flávia Takafashi.

Localizada entre os estados do Amapá e do Rio Grande do Norte, a Margem Equatorial desponta como uma das mais promissoras áreas de exploração de petróleo e gás do Brasil. O grupo atuará de forma transversal no acompanhamento de processos de outorga, autorizando serviços de navegação — como apoio marítimo e portuário, cabotagem, longo curso e afretamento —, além de tratar da infraestrutura aquaviária necessária para viabilizar a logística da região.

A instalação do GT reflete a importância estratégica da Margem Equatorial para o futuro energético e econômico do país. Com grandes reservas ainda a serem exploradas, a região exige um planejamento logístico robusto e uma atuação regulatória coordenada. Nesse contexto, a ANTAQ desempenha um papel técnico essencial na construção de um ambiente que favoreça o desenvolvimento das operações com previsibilidade, segurança jurídica e apoio à expansão da infraestrutura nacional — especialmente considerando que as empresas brasileiras de navegação de apoio marítimo que atuarão na região são todas outorgadas pela Agência.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.