A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) dá mais um passo decisivo no fortalecimento do setor aquaviário brasileiro com a instalação oficial do Grupo de Trabalho (GT) da Margem Equatorial. A diretora Flávia Takafashi foi designada para coordenar os trabalhos do comitê, que tem como objetivo acompanhar e articular, de forma integrada, as ações necessárias à estruturação logística e regulatória da nova fronteira energética do país.
A primeira reunião do GT será realizada no próximo dia 29 de maio e deverá marcar o início das discussões técnicas com atores estratégicos, como a Petrobras e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A expectativa é alinhar o estágio atual dos projetos na região e avaliar a implementação de ações conjuntas que garantam eficiência, segurança e sustentabilidade à operação na Margem Equatorial.
“A criação desse comitê é estratégica para que possamos avançar com responsabilidade na Margem Equatorial. Queremos assegurar que o desenvolvimento das atividades na região ocorra de forma integrada, transparente e sustentável, respeitando os desafios ambientais associados à exploração energética em áreas sensíveis e promovendo uma governança regulatória sólida e eficiente”, destacou a diretora Flávia Takafashi.
Localizada entre os estados do Amapá e do Rio Grande do Norte, a Margem Equatorial desponta como uma das mais promissoras áreas de exploração de petróleo e gás do Brasil. O grupo atuará de forma transversal no acompanhamento de processos de outorga, autorizando serviços de navegação — como apoio marítimo e portuário, cabotagem, longo curso e afretamento —, além de tratar da infraestrutura aquaviária necessária para viabilizar a logística da região.
A instalação do GT reflete a importância estratégica da Margem Equatorial para o futuro energético e econômico do país. Com grandes reservas ainda a serem exploradas, a região exige um planejamento logístico robusto e uma atuação regulatória coordenada. Nesse contexto, a ANTAQ desempenha um papel técnico essencial na construção de um ambiente que favoreça o desenvolvimento das operações com previsibilidade, segurança jurídica e apoio à expansão da infraestrutura nacional — especialmente considerando que as empresas brasileiras de navegação de apoio marítimo que atuarão na região são todas outorgadas pela Agência.
Share
Read Also Other News
| 23 mai, 2025
Complexo do Pecém firma pré-contrato com EDF para produção de hidrogênio verde
Read more
| 23 mai, 2025
Porto de Itajaí repassa R$ 1,3 milhão em ISS para a Prefeitura no quadrimestre
Read more
| 23 mai, 2025
Movimentação portuária da região Norte cresce 7% no mês de março
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.