A Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph) avalia que a assinatura do decreto 9.048/2017, que definiu novas regras para o setor portuário, é uma sinalização importante do governo para resolver antigos gargalos do segmento. A entidade, formada por autoridades portuárias federais e estaduais, apresentou propostas ao Ministério dos Transportes para avançar com a descentralização e aguarda uma resposta sobre o tema em junho.
O presidente da Abeph, Casemiro Tércio Carvalho, acredita que essa descentralização ocorra de forma gradual e pautada em critérios de meritocracia. Dessa forma, só receberiam autonomia portos com instrumentos de gestão e governança. "A assinatura do decreto é um sinal de que o governo federal está olhando para desburocratização do setor", afirma Tércio, que também preside a Companhia Docas de São Sebastião (CDSS).
Ele ressalta que os passivos das autoridades portuárias não serão o principal problema se as companhias docas estiverem reduzindo o nível de endividamento. "Tem a ver com planos de longo prazo, gestão para reduzir passivos trabalhistas e relação saudável da autoridade portuária com órgão ambiental", explica. Para o presidente da Abeph, outra característica para o porto receber autonomia é o estado ter responsabilidade com áreas portuárias.
Na última quarta-feira (10), representantes da Abeph se reuniram em Brasília após a assinatura do decreto 9.048. "A ideia é unificar portos delegados e docas federais numa pauta construtiva que não é só questão da delegação e do arrendamento. Estamos falando dos portos unidos em cima de uma pauta comum", explica Tércio.
A associação criou grupos de trabalho para debater temas comuns como: securitização; guarda portuária; uniformização tarifária; e passivos previdenciários. "Conseguimos avançar na agenda. Vamos deixar na frente o que está iminente para resolver. Os temas mais polêmicos podemos discutir em paralelo sem travar a agenda inteira", analisa.
Fonte: Portos e Navios, 11/5/2017.
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 02 jul, 2025
Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050
Leia mais
| 02 jul, 2025
Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura
Leia mais
| 02 jul, 2025
Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.