Após decreto, Abeph espera desfecho sobre descentralização e outros temas
A Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph) avalia que a assinatura do decreto 9.048/2017, que definiu novas regras para o setor portuário, é uma sinalização importante do governo para resolver antigos gargalos do segmento. A entidade, formada por autoridades portuárias federais e estaduais, apresentou propostas ao Ministério dos Transportes para avançar com a descentralização e aguarda uma resposta sobre o tema em junho.

O presidente da Abeph, Casemiro Tércio Carvalho, acredita que essa descentralização ocorra de forma gradual e pautada em critérios de meritocracia. Dessa forma, só receberiam autonomia portos com instrumentos de gestão e governança. "A assinatura do decreto é um sinal de que o governo federal está olhando para desburocratização do setor", afirma Tércio, que também preside a Companhia Docas de São Sebastião (CDSS).

Ele ressalta que os passivos das autoridades portuárias não serão o principal problema se as companhias docas estiverem reduzindo o nível de endividamento. "Tem a ver com planos de longo prazo, gestão para reduzir passivos trabalhistas e relação saudável da autoridade portuária com órgão ambiental", explica. Para o presidente da Abeph, outra característica para o porto receber autonomia é o estado ter responsabilidade com áreas portuárias.

Na última quarta-feira (10), representantes da Abeph se reuniram em Brasília após a assinatura do decreto 9.048. "A ideia é unificar portos delegados e docas federais numa pauta construtiva que não é só questão da delegação e do arrendamento. Estamos falando dos portos unidos em cima de uma pauta comum", explica Tércio.

A associação criou grupos de trabalho para debater temas comuns como: securitização; guarda portuária; uniformização tarifária; e passivos previdenciários. "Conseguimos avançar na agenda. Vamos deixar na frente o que está iminente para resolver. Os temas mais polêmicos podemos discutir em paralelo sem travar a agenda inteira", analisa.

Fonte: Portos e Navios, 11/5/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 19 Set, 2024

Acordo incentiva micro e pequenas empresas do Norte e Nordeste a ampliar exportações

Read more
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Presidente da CODEBA participa de seminário que discute possibilidades de negócios entre Bahia e Bulgária

Read more
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Sistema Transporte lança segunda edição do Guia de Boas Práticas de Proteção de Dados no Setor

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.