Câmara aprova projeto que amplia possibilidades de financiamento para a infraestrutura no país
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (7) o Projeto de Lei 2646/2020, denominado PL das Debêntures, que amplia as possibilidades de financiamento para a infraestrutura no país. Pensada como uma forma de impulsionar a retomada econômica brasileira por meio de investimentos na infraestrutura, com foco no período pós-pandemia de covid-19, a proposta segue agora para deliberação no Senado Federal.

São três fontes de atuação previstas no projeto. A principal delas é a criação de uma nova modalidade de títulos de dívida, as debêntures de infraestrutura, cujo incentivo fiscal não é dado ao investidor e sim ao emissor do papel. Assim é possível oferecer melhores retornos e realizar emissões mais atraentes. Além disso, aperfeiçoa as debêntures incentivadas e corrige barreiras para operação de fundos de investimento em infraestrutura.

Desta maneira, o PL 2646/2020 viabiliza a atração de recursos dos investidores institucionais como fundos de pensão, além de recursos externos, complementando o atual modelo em operação, cujos papéis apresentam incentivo à participação da pessoa física. Nos últimos dois anos, o Ministério da Infraestrutura bateu recorde de volume de projetos aprovados para emissão de debêntures para o setor de transportes.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 03 nov, 2025

Com o tema “Soluções para a Mudança do Clima”, Agência abre inscrições para o Prêmio ANTAQ 2025

Leia mais
Agência Porto
| 03 nov, 2025

Governo federal entrega obras no Porto de Outeiro (PA) e amplia infraestrutura para a COP30

Leia mais
Agência Porto
| 31 out, 2025

Governo Federal publica edital de R$ 200 milhões para retomada da Transnordestina em Pernambuco

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.