CDP e Uepa firmam parceria estratégica para monitorar a qualidade da água nos portos
A Companhia Docas do Pará (CDP) e a Universidade do Estado do Pará (Uepa) acabam de selar uma aliança que une ciência, meio ambiente e desenvolvimento portuário. O objetivo é claro: monitorar, com excelência técnica, a qualidade da água em quatro importantes portos no Estado - Belém, Miramar, Outeiro e Barcarena.

Pela parceria, a Uepa passa a realizar análises periódicas dos corpos hídricos dessas áreas e a elaborar relatórios mensais que vão subsidiar a gestão ambiental da CDP. O trabalho será conduzido pelo LabÁgua - laboratório referência na pesquisa das águas amazônicas.

“Esse contrato é estratégico para a Companhia. Ele garante a produção contínua de dados ambientais que vão permitir acompanhar de forma precisa a dinâmica hídrica nas nossas áreas operacionais. E, ao mesmo tempo, possibilita à Uepa formar profissionais altamente qualificados, conectados com os desafios reais da Amazônia”, destacou Jardel Silva, diretor-presidente da CDP.

Para Carlos Capela, reitor em exercício da Uepa, a parceria fortalece o papel da universidade como agente de transformação. “É uma oportunidade ímpar de integrar ensino, pesquisa e extensão em prol do desenvolvimento do Estado. Nossos alunos ganham em experiência, e a sociedade ganha em retorno científico e social.”

Hebe Ribeiro, coordenadora do LabÁgua, reforça o caráter multidisciplinar do trabalho. “Vamos atuar em diversas frentes: química, físico-química, geoquímica, microbiologia, metagenômica. Com isso, entregaremos à CDP um mapeamento completo das características da água portuária, incluindo mapas temáticos, painéis inteligentes de monitoramento e identificação de vírus e bactérias presentes nesses ambientes.”

A iniciativa vai muito além de uma obrigação ambiental. Para Samir Bestene, gerente de Relação Porto-Cidade e Meio Ambiente da CDP, ela representa uma visão de futuro. “Estamos falando de fortalecer instituições, gerar inteligência ambiental e contribuir de forma concreta para a preservação da Amazônia e o desenvolvimento sustentável do Pará.”

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 21 mai, 2025

ANTT convida sociedade para debater índice que mede saturação das ferrovias brasileiras

Leia mais
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Mesmo na entressafra, Brasil não consegue embarcar 737,7 mil sacas de café em abril

Leia mais
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Prefeito Bala Rocha participa de audiência no Ministério dos Portos para tratar de investimentos estratégicos no Porto de Santana

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.