CNA entra com ação no STF para derrubar Lei das Cargas Vivas
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), para tentar derrubar a lei da Prefeitura de Santos que proíbe o trânsito de veículos transportando cargas vivas nas vias da Cidade. A medida ocorreu na última quinta-feira (19), 24 horas após o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) sancionar a lei.

A CNA argumenta que a medida é inconstitucional e pode criar “empecilhos desastrosos para o comércio exterior brasileiro, uma vez que proíbe o trânsito para a embarcação de carga viva em um dos maiores portos da América Latina”.

A iniciativa da Prefeitura teve o objetivo de dificultar o embarque de cargas vivas (bois, principalmente) pelo Porto de Santos.

Antes de a legislação entrar em vigor, o presidente da entidade, João Martins, havia se pronunciado sobre suas eventuais consequências negativas.

“Qualquer medida que afete, ainda que minimamente, a cadeia de exportação já internamente implementada trará imensurável prejuízo e danos irreparáveis”, disse.

Autor do projeto de lei (PL) que originou a nova legislação, o vereador Benedito Furtado (PSB) afirma não estar surpreso com a ação. “Estamos lidando com o poder do agronegócio. Já sabíamos que seríamos questionados. Eles apenas procuraram o jeito mais rápido”.

O parlamentar afirma ter conversado com a Procuradoria-Geral da Prefeitura assim que soube da contestação judicial. “A Administração me informou que usará todos os argumentos possíveis, principalmente os referentes a maus-tratos dos animais e aos danos ambientais causados à Cidade, na defesa da lei”. O socialista acredita que a ação da CNA tem como objetivo inibir outras cidades portuárias de adotar medida semelhante.

Em nota, a Prefeitura informou que ainda não foi notificada da ação: “Desde o dia 18, a legislação municipal proíbe o transporte e circulação de cargas vivas em área do município. Por conta disso, não irá se manifestar a respeito”.

Fonte: A Tribuna, 24/4/2018.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.