Codesp prepara batimetria do trecho 1


A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a estatal que administra o Porto de Santos, prepara uma batimetria (levantamento de profundidades) no trecho 1 do canal de navegação. Trata-se da região entre a entrada da Barra até o Entreposto de Pesca, que sofreu assoreamento e a consequente redução do limite do calado operacional (fundura máxima que os navios podem atingir quando totalmente carregados).




A informação é do diretor de Engenharia da Docas, Hilário Gurjão. O trabalho, que é essencial para a retomada da profundidade na entrada do canal, deve ficar pronto nos próximos dias. Em seguida, os dados serão encaminhados à Capitania dos Portos de São Paulo.




Até a última sexta-feira, era permitida a navegação de embarcações com até 13,2 metros de calado. Agora, a restrição é para navios de até 12,3 metros, em condições normais de maré.




Apesar de ser uma medida de segurança, a redução do calado trouxe prejuízos aos usuários do Porto. Além disso, navios com escala programada tiveram que rever suas operações.




Segundo o Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar), a cada centímetro a menos de calado, deixa-se de embarcar entre sete e oito unidades. Com a redução atual, isso representa uma perda de carregamento de até 720 contêineres ou 5 mil toneladas de carga por viagem.

Fonte: A Tribuna, 6/7/2017.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 19 Set, 2024

Acordo incentiva micro e pequenas empresas do Norte e Nordeste a ampliar exportações

Leia mais
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Presidente da CODEBA participa de seminário que discute possibilidades de negócios entre Bahia e Bulgária

Leia mais
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Sistema Transporte lança segunda edição do Guia de Boas Práticas de Proteção de Dados no Setor

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.