Codesp prepara batimetria do trecho 1


A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a estatal que administra o Porto de Santos, prepara uma batimetria (levantamento de profundidades) no trecho 1 do canal de navegação. Trata-se da região entre a entrada da Barra até o Entreposto de Pesca, que sofreu assoreamento e a consequente redução do limite do calado operacional (fundura máxima que os navios podem atingir quando totalmente carregados).




A informação é do diretor de Engenharia da Docas, Hilário Gurjão. O trabalho, que é essencial para a retomada da profundidade na entrada do canal, deve ficar pronto nos próximos dias. Em seguida, os dados serão encaminhados à Capitania dos Portos de São Paulo.




Até a última sexta-feira, era permitida a navegação de embarcações com até 13,2 metros de calado. Agora, a restrição é para navios de até 12,3 metros, em condições normais de maré.




Apesar de ser uma medida de segurança, a redução do calado trouxe prejuízos aos usuários do Porto. Além disso, navios com escala programada tiveram que rever suas operações.




Segundo o Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar), a cada centímetro a menos de calado, deixa-se de embarcar entre sete e oito unidades. Com a redução atual, isso representa uma perda de carregamento de até 720 contêineres ou 5 mil toneladas de carga por viagem.

Fonte: A Tribuna, 6/7/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 03 set, 2025

APS obtém receita recorde e supera R$ 1 bilhão no primeiro semestre

Read more
Agência Porto
| 03 set, 2025

Porto de Santos salta seis posições em ranking mundial e assume liderança da América Latina em contêineres

Read more
Agência Porto
| 03 set, 2025

MPor e federações portuárias celebram primeiro acordo entre trabalhadores e setor produtivo

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.