A Comissão de Viação e Transportes rejeitou o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 883/18, que susta o Decreto 9.265/18 para impedir a privatização da Companhia Docas do Maranhão. A estatal é responsável pela administração de hidrovias que funcionam como escoadouros da produção do interior do País.
O relator na comissão, deputado Mauro Lopes (MDB-MG), recomendou a rejeição. “Por se tratar de empresa pública federal, a Companhia Docas do Maranhão está legalmente enquadrada entre as entidades passíveis de serem incluídas no Programa Nacional de Desestatização (PND)”, explicou.
Contrário à desestatização da empresa, o deputado Helder Salomão (PT-ES), autor da proposta, argumentou que a medida deveria estar em um projeto de lei a ser apresentado ao Congresso Nacional e não em um decreto presidencial.
Mauro Lopes discordou. “Ao editar o Decreto 9.265/18 o presidente da República apenas fez uso da prerrogativa que lhe foi outorgada pelo Congresso Nacional por meio da Lei 9491/97, que criou o Programa Nacional de Desestatização”, disse.
Tramitação
O projeto ainda será examinado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para a análise do Plenário.
Fonte: Agência Câmara, 10/10/2019.
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 03 nov, 2025
Com o tema “Soluções para a Mudança do Clima”, Agência abre inscrições para o Prêmio ANTAQ 2025
Leia mais
| 03 nov, 2025
Governo federal entrega obras no Porto de Outeiro (PA) e amplia infraestrutura para a COP30
Leia mais
| 31 out, 2025
Governo Federal publica edital de R$ 200 milhões para retomada da Transnordestina em Pernambuco
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.