A concessão do Canal de Acesso Aquaviário do Complexo Portuário de Paranaguá e Antonina, no Paraná, foi qualificada pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) já realiza os estudos que vão possibilitar que o trecho que liga o mar aberto ao cais do porto seja operado pela iniciativa privada. A previsão é de que o trabalho seja entregue ao Ministério da Infraestrutura no próximo ano.
Esse é o primeiro projeto de concessão de infraestrutura de acesso aquaviário de Portos Organizados do Brasil. O objetivo é que o vencedor do leilão realize a ampliação, manutenção e exploração do canal de acesso aos Portos de Paranaguá e Antonina.
As melhorias no canal de acesso permitirão que o tempo de navegação e atracação seja reduzido, possibilitando um ganho de eficiência dos terminais portuários da região. A ampliação do calado operacional (distância entre a lâmina d’água e o fundo do mar) também irá permitir que os terminais possam receber navios maiores, com mais capacidade de carga.
Atualmente, o serviço em todo o Brasil é prestado pelas Autoridades Portuárias e cobrado diretamente dos Armadores, por meio da Tarifa Inframar.
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 21 mai, 2025
Investimentos em infraestrutura devem impulsionar crescimento do PIB em 0,3%, afirma Renan Filho
Leia mais
| 21 mai, 2025
Porto Piauí vence prêmio internacional em Roterdã
Leia mais
| 21 mai, 2025
Santos reivindica contrapartidas diante do maior leilão terminal portuário do Brasil
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.