A concessão do Canal de Acesso Aquaviário do Complexo Portuário de Paranaguá e Antonina, no Paraná, foi qualificada pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) já realiza os estudos que vão possibilitar que o trecho que liga o mar aberto ao cais do porto seja operado pela iniciativa privada. A previsão é de que o trabalho seja entregue ao Ministério da Infraestrutura no próximo ano.
Esse é o primeiro projeto de concessão de infraestrutura de acesso aquaviário de Portos Organizados do Brasil. O objetivo é que o vencedor do leilão realize a ampliação, manutenção e exploração do canal de acesso aos Portos de Paranaguá e Antonina.
As melhorias no canal de acesso permitirão que o tempo de navegação e atracação seja reduzido, possibilitando um ganho de eficiência dos terminais portuários da região. A ampliação do calado operacional (distância entre a lâmina d’água e o fundo do mar) também irá permitir que os terminais possam receber navios maiores, com mais capacidade de carga.
Atualmente, o serviço em todo o Brasil é prestado pelas Autoridades Portuárias e cobrado diretamente dos Armadores, por meio da Tarifa Inframar.
Share
Read Also Other News
| 21 mai, 2025
Investimentos em infraestrutura devem impulsionar crescimento do PIB em 0,3%, afirma Renan Filho
Read more
| 21 mai, 2025
Porto Piauí vence prêmio internacional em Roterdã
Read more
| 21 mai, 2025
Santos reivindica contrapartidas diante do maior leilão terminal portuário do Brasil
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.