O Governo Federal aprovou a abertura de audiência pública para a concessão à iniciativa privada da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), projetos que constam como prioritários no Novo PAC. O período para os interessados encaminharem contribuições às propostas coordenadas pelo Ministério dos Transportes vai de 7 de fevereiro a 24 de março. Além disso, estão previstas três sessões presenciais para a coleta de sugestões dos interessados:
Data: 11 de março de 2025 – Brasília (DF)
Sessão Pública virtual e presencial (híbrido)
Horário: 8h30
Local: Setor de Clubes Esportivos Sul - SCES, trecho 03, lote 10, Projeto Orla
Polo 8 – Brasília/DF
Capacidade: 353 lugares
Data: 12 de março de 2025 – Salvador (BA)
Sessão Pública presencial
Horário: 14h
Local: A definir
Data: 14 de março de 2025 – Cuiabá (MT)
Sessão Pública presencial
Horário: 14h
Local: A definir
O secretário nacional de Transportes Ferroviários, Leonardo Ribeiro, explica a importância da fase de consulta pública desses projetos. “É mais um passo fundamental para que o Brasil avance na integração logística, tornando o transporte ferroviário mais competitivo e atraente para investidores”, comentou. “Nosso compromisso é garantir nesta etapa de consulta pública um debate transparente e produtivo, ouvindo todas as partes interessadas e assegurando que este projeto atenda às necessidades do país com sustentabilidade, eficiência e inovação”, completou Ribeiro.
Malha ferroviária em expansão
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste ligará o interior da Bahia ao Porto de Ilhéus, facilitando o escoamento da produção agrícola e mineral. Já a Ferrovia de Integração Centro-Oeste conectará o Mato Grosso à Ferrovia Norte-Sul, fortalecendo a logística do agronegócio.
O projeto Fico/Fiol integra a política federal de expansão da malha ferroviária nacional – dada sua relevância, ele integra o Novo PAC. É prevista a implantação de cerca de 2,7 mil quilômetros de extensão de trilhos, atravessando os estados da Bahia, Tocantins, Goiás e Mato Grosso. As estradas de ferro serão interligadas à Ferrovia Norte-Sul e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), fortalecendo a infraestrutura logística do país e impulsionando o escoamento da produção nacional.
Participe
Detalhes do projeto e orientações aos interessados em contribuir com as propostas já podem ser consultados no site https://www.gov.br/antt/pt-br > Participação Social > Audiência Pública nº 1/2025. Dúvidas poderão ser encaminhadas ao e-mail: ap001_2025@antt.gov.br
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 12 jun, 2026
Infra S.A. apresenta projetos ferroviários com potencial para atrair R$ 92 milhões em investimentos
Leia mais
| 12 jun, 2026
Exportações crescem 28,8% nos portos do Paraná e impulsionam movimentação em maio
Leia mais
| 12 jun, 2026
Data da Audiência Pública sobre arrendamento de área no Porto de Vila do Conde (PA) foi definida
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.