Concessões da Fico e da Fiol serão discutidas em audiência pública
O Governo Federal aprovou a abertura de audiência pública para a concessão à iniciativa privada da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), projetos que constam como prioritários no Novo PAC. O período para os interessados encaminharem contribuições às propostas coordenadas pelo Ministério dos Transportes vai de 7 de fevereiro a 24 de março. Além disso, estão previstas três sessões presenciais para a coleta de sugestões dos interessados:

Data: 11 de março de 2025 – Brasília (DF)

Sessão Pública virtual e presencial (híbrido)

Horário: 8h30

Local: Setor de Clubes Esportivos Sul - SCES, trecho 03, lote 10, Projeto Orla

Polo 8 – Brasília/DF

Capacidade: 353 lugares

Data: 12 de março de 2025 – Salvador (BA)

Sessão Pública presencial

Horário: 14h

Local: A definir 

Data: 14 de março de 2025 – Cuiabá (MT)

Sessão Pública presencial

Horário: 14h

Local: A definir

O secretário nacional de Transportes Ferroviários, Leonardo Ribeiro, explica a importância da fase de consulta pública desses projetos. “É mais um passo fundamental para que o Brasil avance na integração logística, tornando o transporte ferroviário mais competitivo e atraente para investidores”, comentou. “Nosso compromisso é garantir nesta etapa de consulta pública um debate transparente e produtivo, ouvindo todas as partes interessadas e assegurando que este projeto atenda às necessidades do país com sustentabilidade, eficiência e inovação”, completou Ribeiro.

Malha ferroviária em expansão

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste ligará o interior da Bahia ao Porto de Ilhéus, facilitando o escoamento da produção agrícola e mineral. Já a Ferrovia de Integração Centro-Oeste conectará o Mato Grosso à Ferrovia Norte-Sul, fortalecendo a logística do agronegócio.

O projeto Fico/Fiol integra a política federal de expansão da malha ferroviária nacional – dada sua relevância, ele integra o Novo PAC. É prevista a implantação de cerca de 2,7 mil quilômetros de extensão de trilhos, atravessando os estados da Bahia, Tocantins, Goiás e Mato Grosso. As estradas de ferro serão interligadas à Ferrovia Norte-Sul e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), fortalecendo a infraestrutura logística do país e impulsionando o escoamento da produção nacional.

Participe

Detalhes do projeto e orientações aos interessados em contribuir com as propostas já podem ser consultados no site https://www.gov.br/antt/pt-br > Participação Social > Audiência Pública nº 1/2025. Dúvidas poderão ser encaminhadas ao e-mail: ap001_2025@antt.gov.br

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 set, 2025

Agência realizará audiência pública para tratar do arrendamento do terminal RDJ06A

Read more
Agência Porto
| 10 set, 2025

Porto sem Papel já evitou o corte de 30 mil árvores e a emissão de 72 mil toneladas de CO₂

Read more
Agência Porto
| 09 set, 2025

Comissão do Senado aprova projeto que retira restrição de ferrovias

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.