O Espírito Santo alcançou a 8ª posição no ranking entre os estados com maior número de importações no Brasil em 2020. Os números foram apurados entre janeiro e outubro pela Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Secint), do Ministério da Economia, informa o G1 ES. O dado representa uma tendência de crescimento das importações. Em 2017 e 2018, o estado ocupou o 10º lugar no ranking, pulando para 9º em 2019.
Os principais produtos importados neste ano foram a hulha (utilizada como combustível em indústrias), barcos, aviões e automóveis. Já os países com maior participação nas importações do Espírito Santo são China, Estados Unidos, Argentina, Cingapura e Canadá.
Um dos motivos para a melhoria do desempenho é a agilidade no processamento de desembaraço aduaneiro, que fez a Supervisão de Exportação e Importação superar a previsão orçamentária do setor para 2020. Até o fim de outubro, a Supervisão havia arrecadado R$ 249 milhões, valor muito acima dos R$ 122,4 milhões previstos inicialmente.
Fonte: G1 ES, 09/11/2020.
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 17 abr, 2025
Movimentação de cargas no Porto de Itajaí registra 1,2 milhão de toneladas no mês de março
Leia mais
| 17 abr, 2025
APS reúne especialistas europeus e lança programa inovador nos portos de Santos e Itajaí
Leia mais
| 17 abr, 2025
ANTAQ e Petrobras discutem inventário de emissões de carbono e criação de comitê para tratar da Margem Equatorial
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.