A Empresa de Planejamento e Logística (EPL), em parceria com a Agência de Transportes Aquaviários (Antaq), iniciou uma pesquisa para diagnosticar os custos de movimentação portuária para diversos tipos de cargas em todas as regiões do país.
De acordo com a EPL, o objetivo é dar subsídio à complementação do Plano Nacional de Logística Integrada (PNLI), que engloba levantamentos, pesquisas, análises, diagnósticos e propostas de solução para os gargalos na infraestrutura de transporte do Brasil.
Na primeira etapa do PNLI foram desenvolvidos estudos de custo do transporte rodoviário, ferroviário e aquaviários (hidroviário e cabotagem). Agora, serão feitos levantamentos sobre a movimentação portuária.
A pesquisa está dividida em duas etapas. A primeira consiste na aplicação de um questionário em todas as instalações portuárias do país e a segunda etapa em uma série de visitas técnicas para conhecer o processo de movimentação de cargas em cada região.
Para o diretor de planejamento da EPL, Adailton Dias, a pesquisa deve contribuir com o avanço das políticas públicas no setor. “Esse mapeamento propiciará maior precisão na comparação e diferenciação de alternativas logísticas, permitindo a identificação das melhores alternativas de transporte que deverão ser considerados nos futuros investimentos no sistema de transportes nacional”.
Fonte: Portal DBO, 11/11/2016.
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 23 mai, 2025
Complexo do Pecém firma pré-contrato com EDF para produção de hidrogênio verde
Leia mais
| 23 mai, 2025
Porto de Itajaí repassa R$ 1,3 milhão em ISS para a Prefeitura no quadrimestre
Leia mais
| 23 mai, 2025
Movimentação portuária da região Norte cresce 7% no mês de março
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.